O vai e vem de carros e motocicletas na avenida Expedito Garcia foi substituído na manhã deste domingo (31) pela criatividade e o colorido das alas formadas por estudantes das escolas de Cariacica em torno do Desfile Cívico. Eles mostraram que é possível melhorar a qualidade de vida da população, sugerida pela temática dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM), que são as oito propostas criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de garantir um desenvolvimento igualitário e sustentável. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o evento reuniu cerca de 5 mil pessoas.
A chuva que caiu durante toda a noite deu uma trégua e o dia nasceu perfeito. Para o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o desfile é mais que uma oportunidade do cidadão reforçar o seu civismo. “Também é um momento de fortalecer a cidadania, por meio das apresentações de cada instituição que trazem para a avenida os Objetivos do Milênio. De forma criativa, elas destacam a questão da sustentabilidade nas diversas vertentes, tais como: ambiental, social, desenvolvimento econômico, entre outras. Por isso, será de extrema importância para entendermos qual o nosso papel”, ressaltou.
Quem abriu o cortejo foram grupos convidados: a Corporação Musical Adamastor Furtado, da cidade de Viana, e o Grupo Operacional Tático da Polícia Civil, o GOT. Também desfilaram os funcionários, pais e estudantes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Escola Adventista e o Grupo de Escoteiros Loren Reno. Ao todo, participaram 15 instituições de ensino municipal, incluindo os veteranos da banda marcial Emef Talma Sarmento.
Como no último ano, as bandas capricharam nas performances. E houve de tudo: o Hino da Independência do Brasil, as marchas tradicionais e versões para sucessos de todos os estilos. O clássico baião “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, dividiu a atenção e a aprovação com músicas pop como as do grupo Jota Quest. E para provar que os estudantes têm mesmo amor ao que fazem, os integrantes da banda marcial João Pedro da Silva, mesmo sem o uniforme oficial e com número reduzido, participaram com muito entusiasmo e dedicação. Os 13 presentes se sentiram motivados pela história do grupo, terceira corporação fundada na cidade, em 1979. “Dedicamos os 365 dias do ano ensaiando, buscando inovação e evolução musical para fazer um trabalho bonito e enaltecer a Prefeitura de Cariacica porque ela é a incentivadora do trabalho. Por isso, decidimos que precisávamos estar aqui e, com a autorização do prefeito, pegamos instrumentos emprestados”, comemorou Jeferson Costa, 22, instrutor de percussão.
Outro momento importante foi a entrega de certificado aos participantes do I Concurso Cultural de Desenho, que tinha como tema os Objetivos do Milênio.
Pais e Filhos
Pais e mães aguardavam ansiosos pela passagem de seus filhos. O mecânico Luiz Carlos Pereira, 45 anos, e a esposa Maria Luzia de Assis Pereira, 41, moradores de Santa Bárbara foram para prestigiar a filha Danieli, 13, e motivá-la ainda mais. “Acreditamos que é muito importante a valorização desta tradição, pois comemoramos uma data muito significativa para a nossa nação, por isso apoio a participação neste evento”, declarou a mãe.
A coordenadora de educação Viliana Maria Gava, 37, moradora de Vila Palestina, foi outra mãe que admirou o desempenho dos filhos Miguel, 6, e Milena 4. “Ela gosta da ginástica rítmica e hoje foi fascinante ver todo mundo aplaudindo. Miguel também estava bem empenhado! As crianças aprendem, desfilam e brincam porque eles gostam muito disso. É dedicação total deles, achei muito legal!”, revelou.
As escolas que desfilaram foram:
- Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
- Emef Maria Paiva
- Emefs Nilton Gomes e Valdeci Cezario
- Emefs Stélida Dias e Alvimar Silva
- Emefs Manoel Melo Sobrinho e Ferdinando Santório
- Emefs Terfina Rocha Ferreira e Antário Filho
- Emef Hilário Vieira da Silva
- Emefs Angelo Zani e Valdice Alves Baier
- Emef Antero José do Nascimento
- Escola Adventista
- Grupo de escoteiros Loren Reno e Emef Maria Guilhermina de Castro
- Emef Talma Sarmento
- Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
- Emef Maria Paiva
- Emefs Nilton Gomes e Valdeci Cezario
- Emefs Stélida Dias e Alvimar Silva
- Emefs Manoel Melo Sobrinho e Ferdinando Santório
- Emefs Terfina Rocha Ferreira e Antário Filho
- Emef Hilário Vieira da Silva
- Emefs Angelo Zani e Valdice Alves Baier
- Emef Antero José do Nascimento
- Escola Adventista
- Grupo de escoteiros Loren Reno e Emef Maria Guilhermina de Castro
- Emef Talma Sarmento
Confira momentos do Desfile Cívico de Campo Grande:
Nenhum comentário:
Postar um comentário