segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Alunos promovem exposição que resgata valores e tradição do Centro Histórico de Vitória


Publicada em 29/09/2014, às 15h37

Tadeu Bianconi
Catedral Metropolitana de Vitória vista do alto
Exposição teve como eixos norteadores o mapeamento, a pesquisa e a valorização do Centro Histórico
Aproximar as crianças e os adolescentes da arte. Esse é o objetivo do projeto "Mais Cultura nas Escolas", uma iniciativa para beneficiar artistas, agentes culturais e escolas da rede municipal.
O resultado da primeira ação é "Papelando", exposição com trabalhos desenvolvidos na oficina "Construções Artísticas Tridimensionais", na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, no Centro.
No trabalho, orientado pela artista Luara Monteiro, os alunos mostram toda sua criatividade usando o papel como material artístico. A abertura da mostra acontece nesta quarta-feira (1º), às 18h30, na própria Emef, situada à praça Irmã Josepha Hosanah, s/nº.
As atividades aconteceram no contraturno escolar e contaram com a participação de 48 estudantes. "As atividades acontecem a partir do projeto Atelier - Emef SVP -, um espaço aberto para vivências múltiplas no campo da arte, que se constrói através do fazer colaborativo e a socialização de ideias", explicou Luara.
O projeto "Mais Cultura nas Escolas" é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Cultura (Minc) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Oficinas

Ainda vão acontecer mais quatro oficinas para trabalhar linguagens diferentes como a fotografia, a intervenção urbana e o audiovisual. A próxima oficina, que está prevista para o dia 7 de outubro, é de performance e será desenvolvida sob a orientação da atriz/educadora Alexandra Bertoli.
"São oficinas interligadas com vistas à apreciação estética, à contextualização da arte urbana e ao fazer artístico, tendo como principal eixo norteador o acervo patrimonial da cidade", disse Luara.
Ela completou: "O projeto tem como objetivo proporcionar a ampliação do repertório cultural e artístico da comunidade escolar a partir da proposição de um espaço aberto a experiências estéticas, à produção artística coletiva e à pesquisa patrimonial. A atividade 'Atelier' teve como eixos norteadores o mapeamento, a pesquisa, a valorização e a divulgação do rico patrimônio histórico presente no território da Emef São Vicente de Paulo: o Centro Histórico de Vitória".

Serviço

Mais Cultura nas Escolas – Papelando
Abertura: quarta (1º), às 18h30
Local: Emef São Vicente de Paulo - praça Irmã Josefa Hosana, Centro


Informações à imprensa:

Leonardo Vais da Silva (lvsilva@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-8354/ 98818-4490
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário