Publicada em 02/08/2014, às 14h27
Yuri Barichivich
Yuri Barichivich
Com muita animação e energia de sobra, os atletas da terceira idade agitaram a 2ª edição dos Jogos Municipais dos Idosos, na manhã deste sábado (2). Até quem já se prepara para entrar na melhor idade, como a defensora aposentada Penha Loureiro, 57 anos, mostrou disposição.
Ela, que é moradora de Jardim da Penha, estava muito animada. “Estou jogando vôlei há 10 meses. Temos muita animação. Na praia de Camburi, há jovens que não aguentam nosso ritmo”, comenta Penha.
Penha levou os dois netos, João Gabriel, de 2 anos, e Antônio Carlos, de 5 anos. “Sábado é o dia que fico com eles e trouxe para estarmos juntos e também jogar. Temos muita disposição. Ficamos na seresta até as 2 horas da manhã e já estamos dispostas para jogar”, contou.
Yuri Barichivich
Yuri Barichivich
Valorização
O professor de Educação Física e aposentado Feliciano Monteiro, 67 anos, morador de Jardim Camburi, disputou o torneio no voleibol e no dominó. “Fui técnico de basquete por muitos anos. Esse é um evento excelente, porque valoriza o idoso. É um bom trabalho, temos bons professores nos ajudando. E atividade física representa saúde, bem-estar e devolve a dignidade da pessoa. É um esporte, mas o vemos como lazer", contou Feliciano.
O funcionário da Ufes e também aposentado Valmir Zanotti, 72 anos, morador de Bento Ferreira, também estava animado para jogar nas modalidades de natação e vôlei. Ele foi responsável por fazer a entrada com a tocha olímpica e acender a pira.
"Este momento é ótimo, uma confraternização da ‘meninada’. Esporte, para mim, é tudo. E hoje, fazer a volta com a tocha olímpica foi muito bom, me lembrei de 50 anos atrás, quando fiz isso em uma competição de remo", disse Valmir.
Emoção
Entre os professores presentes na competição, o prefeito Luciano Rezende fez questão de destacar o seu primeiro professor da escolinha de natação, Fernando Samore, que hoje está com 75 anos. Ele conta que se lembra muito bem do Luciano e seus irmãos. "Todos tiveram aulas comigo, no Clube Álvares Cabral, e foi uma emoção ele se lembrar daquele tempo".
Professor de natação por mais de 30 anos, Fernando ressalta a importância da prática esportiva. “A natação trabalha da ponta do pé à cabeça e não tem idade para nadar, mesmo quem nunca fez, porque na água não existe idoso, todos somos jovens”. Com relação ao evento, ele complementa: “Esses eventos são muito bons, porque a gente revê amigos de tantos anos que só encontramos nesses momentos".
Alegria
O prefeito Luciano Rezende abriu o evento falando da alegria em estar com a terceira idade. “Fico bem à vontade aqui, porque, quando comecei na vida pública, fui muito motivado pelas pessoas da terceira idade, e assim tem sido nesses últimos 22 anos. E acredito que apoiar a ações para a terceira idade é pensar no lugar comum, onde também estaremos”.
O prefeito ressaltou que Vitória tem sido procurada por capixabas do interior e idosos de outros de estados por ser um lugar bom para morar e ter um clima agradável.
Yuri Barichivich
Yuri Barichivich
Informações à imprensa:
Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6571 / 98889-6184
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário