Está em pauta no país a Campanha Nacional de Combate à Hanseníase, Tracoma (inflamação dos olhos) e Verminoses (geohelmitíase). Em Cariacica, a abertura será na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sebastião Rodrigues Sobrinho, em Flor do Campo, nesta quarta-feira (06), às 10h. A campanha abrange estratégias para conter essas três doenças, assim como para preveni-las. Ela será realizada em 28 Emefs do município, tendo alunos de cinco a 14 anos como público alvo.
As ações serão colocadas em prática por médicos e enfermeiros das unidades de saúde mais próximas dessas escolas. Entre as atividades previstas estão a administração de medicação para verminose; avaliação dermatológica das crianças que apresentam alguma mancha e avaliação ocular para rastreamento de tracoma. Também serão feitas palestras para a comunidade, a busca de casos, a avaliação das pessoas que tiveram contato com quem tem hanseníase e o acompanhamento de crianças nas unidades de saúde.
De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Maria Dias Silvério, a meta da Secretaria de Saúde é investigar sinais e sintomas de hanseníase em 70% dos estudantes, de cinco a 14 anos, além de medicar, no mínimo, 80% dos alunos contra verminoses (albendazol) e tratar, pelo menos, 80% dos casos diagnosticados de tracoma.
Este ano uma criança de quatro anos foi a óbito por verminose e outra ficou internada, em Cariacica. Em relação ao tracoma, não há casos notificados na cidade. Já sobre a hanseníase, há uma diminuição significativa: foram 114 notificações, em 2012, contra 95 em 2013 e 34 em 2014. Na campanha de 2013 nas escolas, foram avaliados 21 casos suspeitos de hanseníase. Nenhum foi confirmado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário