Os 33 contemplados pelo sétimo edital da Lei João Bananeira receberam o certificado do incentivo cultural na noite desta segunda (4), numa cerimônia realizada no auditório do Centro de Conhecimento da Prefeitura de Cariacica. O evento foi aberto com apresentação de moda de viola, do cantor Emerson Renato.
Por meio dessa legislação, Cariacica valoriza a identidade e a produção cultural do município, destinando parte da arrecadação, em forma de benefícios fiscais, a artistas e produtores culturais. As empresas de qualquer segmento econômico, instaladas no município, podem destinar 20% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para apoiar essas ações. Na prática, os artistas e produtores selecionados pela Lei já poderão buscar as empresas que vão financiar os projetos em troca de descontos fiscais. Após esta troca, os vencedores do edital têm um ano para executá-los. Caso haja dificuldade, a Secretaria Municipal de Cultura oferece ainda o apoio aos produtores realizando o direcionamento para empresas parceiras.
As áreas envolvidas no processo são: artes visuais, audiovisual, artes cênicas, literatura, música, patrimônio artístico e cultural, folclore, carnaval, artesanato e humanidades. De acordo com o secretário municipal de cultura, Carlos Délio, a lei foi reformulada e aperfeiçoada, ganhando mais transparência e isenção, por meio de uma comissão de avaliação dos projetos de fora da cidade. Por meio da João Bananeira, serão investidos R$ 645 mil na cultura da cidade.
Em 2014 houve um número recorde de projetos inscritos: 109. O subsecretário de cultura de Vila Velha, José Roberto Santos Neves, foi convidado para o evento de certificação e elogiou o evento. “Essa iniciativa mostra a importância da cultura para o desenvolvimento da sociedade e deixa claro que Cariacica está no caminho certo”, ressaltou.
Uma das propostas contempladas foi o projeto da moradora do bairro Santa Cecília, a supervisora de vendas, Adriana Rocha. Ela planeja a realização do 1º Festival de Viola da Grande Vitória, que será realizado em Cariacica Sede, com entrada franca, ainda sem data definida. Para tirar o evento do papel, ela conseguiu apoio de R$ 55 mil. “É uma oportunidade não só para quem propõe o projeto e é contemplado. Mas, para toda a população que pode ter acesso a essas iniciativas culturais”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário