Inserir o cidadão que está em situação de vulnerabilidade social, em um contexto de presença do poder público com a oferta de serviços como qualificação profissional, educação, segurança e cidadania. Esse é o objetivo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, lançado em 2011 pelo Governo do Espírito Santo. A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) atua por meio de programas de qualificação profissional.
Ainda em 2011, foi criado o Programa de Formação Inicial e Continuada (Profic) e em 2012 o Qualificar-ES. Os programas atendem as demandas de Formação Inicial e Continuada (FIC) nos bairros dos aglomerados Estado Presente, considerando a vocação local das comunidades e o mercado de trabalho para gerar oportunidades de emprego e renda. Além da formação profissional, o programa promove aulas de cidadania, cooperativismo, empreendedorismo e ética visando melhorar as condições de desenvolvimento dos moradores dos territórios atendidos.
O Profic atua em duas modalidades: Profic e Profic Mulher, oferecendo cursos de instalador e reparador de instalações hidráulicas, pedreiro, aplicador de revestimento cerâmico, eletricista instalador predial, pintor de obras, auxiliar administrativo, padeiro e confeiteiro, costureiro industrial do vestuário, manicure e pedicura e almoxarife. Com dois anos de atuação, o programa já formou cerca de mil profissionais entre 2011 e 2012. Para 2013, a expectativa é formar dois mil alunos, em bairros como Vila Nova, Resistência, Nova Carapina, Castelo Branco, Vila Nova de Colares, Nova Palestina e Terra Vermelha. Somente no neste primeiro semestre, foram ofertadas 460 novas vagas com 24 turmas que já concluíram ou estão em processo de conclusão dos cursos.
Em 2012 o Programa Capixaba de Qualificação Profissional (Qualificar-ES) ofertou 190 vagas para cursos de menor duração (de 08 a 159 horas) como cursos de instalador de rede interna de esgoto e confeitaria, formando 166 profissionais. Foram atendidos bairros como Morada da Barra, Central Carapina, Vila Nova de Colares, Nova Palestina e Flexal II. Em 2013 o programa ofertou no primeiro semestre 40 vagas para o curso de confeitaria no bairro de Planalto Serrano.
Além destas duas modalidades, existe o Programa de Qualificação do Trabalhador (Qualifica Trabalhador) que oferece cursos em diversas áreas para trabalhadores, homens e mulheres. Os cursos são voltados para as áreas de comércio, serviços, confecção, construção civil, metal mecânica, agricultura, indústria, entre outras, com carga horária média de 200 horas.
Os cursos são financiados pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e pela Sectti. Em 2013 o Qualifica Trabalhador irá ofertar um total de 500 vagas para cursos de auxiliar administrativo com informática básica, cozinheiro, montador de móveis e artefatos de madeiros, operador de caixa, dentre outros.
Para o secretário Jadir Péla os cursos ofertados visam dar ao cidadão uma oportunidade de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, mas também para aproximá-lo das demandas e das pessoas da própria comunidade. “Queremos que a pessoa seja capaz de conquistar por meio do próprio esforço, junto com a qualificação que ofertamos o crescimento que irá mudar a vida dela e das pessoas ao seu redor. Quando formamos um aluno, formamos também um melhor pai, uma melhor mãe de família, um jovem que vai se distanciar da criminalidade. Levamos uma oportunidade para toda a comunidade se beneficiar, por meio da renda, do emprego e até mesmo de uma empresa que os profissionais podem criar".
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – SECTTI Lívia Bernabé (27) 3636-1822 (27) 9964-2490 livia@sectti.es.gov.br Thiago Alves (27) 3636-1807 thiago.alves@sectti.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário