quarta-feira, 1 de maio de 2013

39 ANOS COMO REPÓRTER RURAL.

HOJE PRIMEIRO DE MAIO, COMPLETA 39 ANOS QUE FUI ADMITIDO NO JORNAL A GAZETA, AINDA NA GENERAL OSÓRIO PARA SER REPÓRTER DE ECONOMIA LIGADA AO MEIO RURAL, ISTO EM 1974.
ME LEMBRO QUE O MARIAN CALIXTE ERA O COMANDANTE DO JORNAL.
NESTE TEMPO FALAVA-SE NOS GRANDES PROJETOS E EU TINHA PLENA CONSCIENCIA DE QUE HAVERIA UM GRANDE EXODO RURAL NO ESTADO E NOS ESTADOS VIZINHOS. COMO DE FATO ACONTECEU, OU MELHOR, ACELEROU O QUE JÁ VINHA ACONTECENDO. MARIAN NA ÉPOCA ME FALOU QUE O JORNAL NECESSITAVA DE ALGUÉM COBRINDO O SETOR RURAL. 
UMA DAS PRIMEIRAS MATÉRIAS QUE FIZ FOI O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO FLORESTAL (IBDF), ONDE ELE MOSTRAVA A SITUAÇÃO FLORESTAL DO ESTADO
O MEU DESEJO ERA CONHECER O MEIO RURAL E DEPOIS COMO JORNALISTA VOLTAR AS MINHAS ATENÇÕES PARA O MEIO URBANO, O QUE NUNCA ACONTECEU DE FATO, PERMANEÇO ATÉ HOJE COM O MEU FOCO MAIOR NO CAMPO. NESTE TEMPO EU HAVIA INICIADO O CURSO DE GEOGRAFIA E DEPOIS O DE HISTÓRIA, O QUE ME DEU INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA IR PARA O MEIO RURAL COMO JORNALISTA, MAS NA PERSPECTIVA DE RETORNAR AO URBANO.
NESTES 39 ANOS MUITA COISA MUDOU, PARA MELHOR E PARA PIOR NA VIDA DO CAPIXABA COMO UM TODO, MAS ISTO É ASSUNTO PARA MAIS ADIANTE.
O IMPORTANTE É QUE HOJE, PRIMEIRO DE MAIO COMPLETO 39 ANOS COMO JORNALISTA DO MEIO RURAL.
NA GAZETA FIQUEI UM ANO. LOGO EM SEGUIDA FUI PARA A TRIBUNA, DE ONDE FIQUEI DE 75 ATÉ 1978, DE ONDE SAI E VOLTEI PARA A GAZETA PARA SER REPORTER DE AGRICULTURA NO JORNAL E EDITOR DO JORNAL DO CAMPO, QUE COLOQUEI NO AR, NO INÍCIO DE 1979.
ATÉ 1985 PERMANECI NO JORNAL E NA TV GAZETA, SENDO QUE NESTA DATA EM DIANTE FIQUEI APENAS NA TELEVISÃO. NA TV ACUMULEI O JORNAL DO CAMPO COM A CHEFIA DE REPORTAGEM.
EM 2003 PERDI A CHEFIA DE REPORTAGEM E MUDEI O CONTRATON COM A TV, PASSANDO A SER PESSOA JURÍDICA, ISTO PERDUROU ATÉ 2011, QUANDO O MEU CONTRATO FOI SUSPENSO POR DECISÃO DA EMPRESA.

OUTRAS HISTÓRIAS VOU CONTAR MAIS ADIANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário