Uma nova escola, moderna, com equipamentos de acessibilidade e capacidade para atender a 1.200alunos em salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva, dentre outras benfeitorias, construída aolado da antiga unidade, no Bairro Flexal, em Cariacica foi entregue à população na manhã desta terça-feira (05) pelo Governo do Estado.
Mais cedo, em Marechal Floriano, o governador Renato Casagrande, o vice-governador Givaldo Vieira e o secretário de Estado da Educação Klinger Alves participaram de aula inaugural do ano letivo 2013 naEscola Estadual Victorio Bravim, no distrito de Araguaia, que ficou em 1º lugar no IDEB em 2009 e 2011, 1º lugar no Enem 2009, 2010 e 2011, e que alcançou proficiência em matemática e portuguêsna avaliação capixaba, o mais alto grau do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES).
Infraestrutura
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ana Lopes Balestrero teve um investimento no valor de R$ 5.849.937,29. Com as obras, a Escola passará a contar com 10 salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca com varanda, sala multiuso, elevador para portadores de deficiência e quadra poliesportiva, tudo atendendo ao modelo moderno adotado pela Sedu para as edificações das unidades escolares. A escola poderá atender aos alunos de ensino fundamental do 6º ao 9º ano e alunos do ensino médio, do Bairro Flexal I e adjacências, no município de Cariacica.
O governador Renato Casagrande falou sobre os investimentos realizados no sistema educacional somando um total de 60 milhões em todo o Estado do Espírito Santo. “Nós buscamos universalizar o atendimento escolar para que todos tenham oportunidades iguais. E o que produz a qualidade no ensino é a integração que deve existir entre alunos, professores, funcionários e as famílias, pois isso irá fazer total diferença na educação, que tornará o destino dos nossos jovens ”, ressaltou o governador.
O secretário Klinger Barbosa Alves reafirmou a importância da nova escola para o município de Cariacica e considerou que a inauguração da unidade é muito mais que um evento escolar, significa, acima de tudo, abrir as portas do futuro para os jovens da região. “Esperamos que os jovens encontrem o abrigo para uma educação cada vez melhor. Que esta nova escola seja uma referência de valores para os demais e que encontrem aqui uma vida do bem”, destacou.
Durante a solenidade, os alunos que participam do coral ‘Vozes de Cariacica’, organizado pela Escola Estadual Zaíra Manhães de Andrade, fizeram uma apresentação musical aos presentes. A apresentação foi coordenada pelo professor de história e regente do coral, Celme Rosa Ferreira. Também participaram do evento o prefeito de Cariacica Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, os deputados estaduais Sandro Locutor e Lúcia Dornelas, além de vereadores e lideranças locais.
Campeã estadual
No café da manhã, o governador, o vice, o prefeito municipal Lidiney Gobbi, o prefeito de Domingos Martins, Carlinhos Borboleta, alunos e direção da Escola Estadual Victorio Bravim, localizada em Marechal Floriano, celebraram as vitórias da unidade nas avaliações nacionais e locais e evento que também incluiu homenagem à diretora Liane Maria Bravim.
No ginásio poliesportivo da escola, diante de autoridades do município, corpo pedagógico, pais e demais membros da comunidade, em discurso, Renato Casagrande declarou que o progresso da unidade de ensino se deu por conta de uma série de ações, que envolveram capacitação profissional de educadores, ampliação de materiais didáticos atualizados para estudo e investimento na infraestrutura escolar.
“Para alcançar bons resultados não basta apenas o esforço do aluno, é preciso também investir em diversos setores ligados à educação. A escola é a melhor opção para um cidadão crescer de maneira social, acadêmica ou profissional, e o nosso sistema tem oferecido todas as ferramentas necessárias para manter a boa qualidade do ensino”, destacou o governador.
Já o secretário Klinger Barbosa Alves acrescentou que, para dar continuidade à evolução da educação pública, neste ano serão investidos mais de R$ 100 milhões nos 78 municípios do Estado. A previsão é de que mais de 800 mil alunos sejam beneficiados com a iniciativa.
Klinger também ressaltou a importância da presença da família na vida estudantil. “Para construirmos um futuro melhor para os nossos estudantes é necessário estreitar os laços entre família e escola, assim como é feito no ‘Programa Coordenadores de Pais’, para que, assim, os jovens se mantenham bem informados sobre assuntos diversificados”, frisou.
A diretora Liane Maria, eleita um destaque dos destaques da educação em 2012, foi presenteada com uma condecoração que simboliza a dedicação ao trabalho pedagógicos realizados na unidade de ensino. A diretora, muito emocionada, citou que “o diferencial que contribuiu para o alcance de tanto sucesso foi o desenvolvimento de metodologias diversificadas para trabalhar os conteúdos lecionados dentro e fora das salas de aulas, além dos projetos e programas criados pela Sedu”.
Investimentos geram bons resultados
Além da excelente gestão escolar, a Escola Estadual Victorio Bravim, que atende 360 alunos dos ensinos fundamental e médio, também apresentou bom desempenho em diversos exames estudantis nas modalidades de ensino fundamental e médio.
Dentre as provas avaliativas feitas pelos alunos em 2011, estão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no qual a unidade de ensino obteve a média de 5,8, sendo que a meta era 5,5.
Além disso, os alunos também mostraram resultados positivos em outras atividades como as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Jogos Na Rede, Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
“Sempre procuramos incentivar nossos alunos a participarem de competições estudantis dentro ou fora do Estado. Esta é uma forma de mostrar que o ensino público também é capaz de formar alunos com alto nível de intelecto”, finalizou a diretora.
Em 2013, a Escola Estadual Victorio Bravim irá ampliar suas atividades durante o ano letivo. Tarefas ligadas ao teatro, dança, música, feiras científicas, palestras educacionais e visitas técnicas, serão realizadas com mais frequência, de acordo com o calendário escolar.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/aanunes@sedu.es.gov.br/karolina@sedu.es.gov.br/arocon@sedu.es.gov.br Texto: Andressa Rocon Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES Assessoria de Comunicação - Iopes Susana Kohler (27) 3636-2005/ (27)9972-5862 susana.kohler@iopes.es.gov.br comunicação@iopes.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário