Na sexta-feira (1º) foi realizada a abertura oficial do #CarnavalCapixaba 2013, com a participação dogovernador Renato Casagrande, do secretário de Turismo do Espírito Santo Alexandre Passos, doprefeito de Vitória Luciano Rezende, o presidente da Liga das Escolas de Samba Rogério Sarmento. Ogovernador e o prefeito de Vitória entregaram a chave da cidade à Família Real.
O Rei Momo Archiles Tadeu Sunderhus comandou a folia pela terceira vez. Acompanhado da rainhaLilliany Novaes e das princesas Tatiana Porquieri e Maria Carolina Cândido, ele agradeceu a presençado público, ao trabalho de reforma do Sambão, realizado pela Prefeitura de Vitória e Governo doEstado, e pediu paz e harmonia durante todo o período carnavalesco.
“Nosso carnaval projeta nosso Estado para todo o país. É com imensa alegria que vejo o investimentoque fizemos se traduzir em alegria e projeção de nosso Estado para todo o país. O carnaval no Brasilcomeça aqui”, disse o governador Renato Casagrande. Em seguida, o Rei Momo declarou abertos osportões da folia.
A folia capixaba também contou com a participação de autoridades de fora do Estado que vieramconferir de perto o nosso carnaval,como o governador de Pernambuco Eduardo Campos, o secretáriode Turismo do Rio de Janeiro Ronald Ázaro.
Os desfiles
A folia começou na quinta-feira (31), com a apresentação das escolas do Grupo de Acesso. Alegria,chuva e criatividade marcaram os desfiles da Chega Mais, Unidos do Barreiros, Chegou o que Faltava eRosas de Ouro.
A primeira a entrar na avenida foi a escola convidada Chega Mais, de Vitória, que após 20 anos voltoua desfilar, com o samba-enredo reeditado em homenagem a Adoniram Barbosa e seus sucessos. Comuma bateria vibrante, a escola movimentou as arquibancadas e contagiou a todos por onde passava.
Dando sequência à festa no Sambão do Povo, a Unidos de Barreiros apresentou o samba-enredo "Qualé a sua beleza? A minha é natural", a escola destacou as belezas das montanhas, das praias e dospovos que viveram no Estado. A Barreiros também mostrou força e união ao superar, junto com acomunidade, os prejuízos causados por um incêndio a poucos dias do desfile, um trauma superado.
Após ficar sem desfilar no ano passado, a escola Chegou o que Faltava esbanjou empolgação, sendoa terceira a entrar na avenida. Nem mesmo a chuva tirou a alegria dos componentes da agremiaçãode Goiabeiras, que contou a história das quadrilhas com o tema "Refestança, onde se canta seDança". A escola fez uma releitura do enredo de 2002, com a participação da comunidade apaixonadapelas suas origens.
Fechando o desfile do Grupo de Acesso, a Rosas de Ouro, que apesar de tratar um tema econômico,não economizou na animação. A escola se empenhou e contagiou toda a avenida com seu entusiasmocantando o samba-enredo "Do Mármore ao Granito”. Destaque para os novos foliões, como SamantaAguiar Del Puppo, 26 anos, que desfilava pela segunda vez na escola, novamente na ala das baianas.
Primeira noite do Grupo Especial
Abrindo os desfiles do Grupo Especial na sexta-feira (01) a primeira escola a entrar na avenida foi aTradição Serrana. Com o enredo “Os sonhos dos imigrantes viraram realidade. A Tradição na passarelacantou a tarantela” e contou a trajetória dos descendentes dos imigrantes no Estado.
Em seguida foi a vez da Novo Império. Com o enredo “O Fim do Mundo”, a escola de Caratoíra contouhistórias do hipotético “final dos tempos”.
A Andaraí, do bairro de Santa Martha, se apresentou com o enredo “Andaraí canta em verso e prosa! 100 anos do Rio Branco, áureos tempos de lutas e glórias”, em homenagem ao centenário do timecapixaba.
A Pega no Samba, de Consolação trouxe o enredo “Em terra de bamba, samba quem tem raiz. OPega canta a gigante Amigos da Gurigica”, que revive os tempos da antiga escola Amigos da Gurigica.
Em seguida foi a vez da São Torquato, que apresentou o enredo “Onde está o ouro! Pegue o mapa damina e encontre o seu tesouro”, prometendo mostrar o mineral precioso e os tipos de ouro.
Segunda noite do Grupo Especial
Com as arquibancadas lotadas, cinco escolas se apresentaram na terceira e última noite de desfiles noSambão do Povo, que começou na noite do sábado (2) e terminou às 5h30min do domingo (3).
A primeira agremiação a desfilar foi a Unidos da Piedade, que veio com o samba-enredo “Anauê,Anauê. Guanambi, Amanagé. Nas terras abençoadas do Espírito Santo”, cantando as belezas doEspírito Santo. A riqueza nos detalhes das alegorias, os imponentes carros alegóricos e a bateriaafinadíssima arrancaram suspiros e aplausos das arquibancadas.
Logo em seguida, entrou na avenida a Imperatriz do Forte, que viajou pela história com o enredo"Parque Moscoso: De um click revelam-se 100 anos de história no coração da cidade". A agremiaçãohomenageou um dos mais tradicionais cartões postais do Centro de Vitória, o Parque Moscoso, quecompletou seu centenário em 2012. O que se viu na avenida foi um desfile com muita alegria, lirismo,infância, romantismo e um toque de magia.
E a escola campeã do Carnaval 2012, Boa Vista, foi a terceira escola a entrar na passarela do samba. Com muito luxo e criatividade, a escola empolgou o público presente, que cantou o refrão do samba-enredo. A escola de Itaquari, em Cariacica, apostou na África para tentar conquistar o tricampeonatocom o enredo "Diáspora Africana – O Grito de Liberdade de Uma Raça", do carnavalesco CláudioCebola.
Na sequência, a Mocidade Unida da Glória (MUG) também fez bonito na avenida, apresentando umdesfile criativo, luxuoso, com direito até a perfume francês. A agremiação de Vila Velha homenageou acidade francesa de Dunkerque, com o enredo "Oui Voilá le france! Mocidade singra os mares deDunkerque. Merci beacoup!". Os carros alegóricos deram um brilho a mais ao desfile, com estruturasgigantes, muitas alegorias e muito perfume espalhado pelo ar.
A Unidos de Jucutuquara encerrou a festa momesca na madrugada do domingo (03), cantando “ACentenária Noite do Sabiá da Crônica: entre Pássaros, Palavras, Chiquitas e Baianas”. Umahomenagem a Rubem Braga, que, segundo a escola, foi um espião da vida. A bateria com 160componentes contagiou o público.
Investimentos
O Governo do Espírito Santo apoiou o evento, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur),Superintendência de Comunicação Social (Secom), Banestes, Detran e Cesan. Para o carnaval brilharainda mais este ano o Governo investiu R$ 5 milhões para obras de melhorias do Sambão do Povo emais R$ 1,35 milhão repassados à Liga Espirito-santense das Escolas de Samba (Lieses), que foidestinado para fantasias das alas das baianas de das baterias.
Uma das novidades neste ano foi a transmissão da TVE via sinal digital para os municípios do EspíritoSanto e também pelo portal do Gazeta Online, atingindo mais de 60 países.
Outra grande novidade foi a transmissão em rede nacional realizada pela TV Bandeirantes. Atransmissão em nível nacional foi uma articulação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) comoutros órgãos do Governo Estadual, entre eles a Superintendência de Comunicação (Secom),Detran|ES e Banestes. Os desfiles do sábado (02) foram exibidos ao vivo pela Rede Bandeirantes deTelevisão e pela Band Internacional.
Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação da Setur Tel.: (27) 3636-8006 Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308 imprensa@turismo.es.gov.br Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br www.descubraoespiritosanto.es.gov.br Twitter: @turismo_es Facebook: Turismo Espírito Santo
Nenhum comentário:
Postar um comentário