As Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) assinou um convênio com o Serviço Social do Comércio (SESC/ES) para intensificar as ações do projeto contra a fome e o desperdício de alimentos do programa Mesa Brasil.
A parceria busca unificar os projetos “Mesa Brasil SESC/ES” e “Ceasa Sem Desperdício”, que vão passar a atuar por meio de um único programa: o “Mesa Brasil SESC-ES/Banco Ceasa-ES de Alimentos”. A finalidade é padronizar o cadastramento das entidades que serão beneficiadas com as doações. A assinatura foi realizada nesta terça-feira (29).
O intuito é minimizar as questões da fome e do desperdício de alimentos, por meio da distribuição dos alimentos que não foram comercializados e que estão próprios para o consumo às instituições sociais cadastradas.
Para o presidente do Conselho Regional do SESC-ES, José Lino Sepulcri, a parceria é uma forma de garantir o destino correto de aproximadamente 65% dos alimentos produzidos no Brasil que vão para o lixo. “É com o objetivo de mudar essa realidade, com foco na solidariedade, que o Mesa Brasil Sesc atua em todo o País. Em 2012 foram arrecadados cerca de 1,8 milhões de toneladas de alimentos no Estado, e para este ano pretendemos ultrapassar os 2 milhões. Com a contribuição da Ceasa mais entidades serão beneficiadas”, diz Sepulcri, que destaca a futura ampliação do Mesa Brasil SESC-ES/Banco Ceasa-ES de Alimentos para o interior do Estado, nos municípios de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.
A união vai ajudar a desenvolver os trabalhos sociais, segundo o diretor regional do SESC-ES, Gutman Uchôa de Mendonça. “Dará continuidade a uma ação que veio para harmonizar as ações do SESC. A nossa entidade sem a Ceasa/ES, e vice-versa, não seria possível realizar esse trabalho”, destaca.
O diretor presidente da Ceasa/ES, José Paulo Viçosi, o Frei Paulão, diz que o trabalho unificado vai possibilitar uma gestão compartilhada. “Na Grande Vitória e também no interior do Estado sabemos que são jogados no lixo toneladas de alimentos. O objetivo do convênio é justamente minimizar esse tipo de ação. Por isso, gostaria de agradecer a todos que estão envolvidos no projeto, em especial ao José Lino Sepulcri por estreitar a parceria. A união de forças é fundamental e, dessa forma, conseguiremos acolher e dar um destino certo aos alimentos arrecadados dos produtores, comerciantes, empresas públicas e privadas. Essa iniciativa permitirá que mais entidades possam ser beneficiadas”, destaca.
Na ocasião, participaram da solenidade o diretor administrativo e financeiro da Ceasa/ES, Getúlio Darcy Curty Pires; o diretor do Sebrae-ES, Ruy Dias; a coordenadora do programa Mesa Brasil SESC/ES, Dilma de Lucema Gomes; o diretor técnico operacional da Ceasa, Carmo Zeitune, entre outros representantes.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Ceasa/ES Rainã Jacobsen Maier Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 9780-7238 comunicacao@ceasa.es.gov.br Assessoria de Comunicação – Fecomércio/ES Simone Sandre Tel.: (27) 3227 -3199 / (27) 9956 - 7651 ascom@fecomercio-es.com.br Assessoria de Imprensa – Fecomércio-ES/Sesc-ES Fernanda Gomes Tel.: (27) 3314 -5909 / (27) 9841 – 1414 fernanda@iacomunicacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário