Educação: 72 municípios do ES recebem 144 ônibus escolares
Na manhã desta quinta-feira 144 ônibus urbanos escolares foram entregues pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com o objetivo de atender 72 municípios capixabas. A ação da Sedu é um instrumento de democratização de oportunidades educacionais, que visa garantir acesso e permanência na escola dos alunos residentes em regiões sem vagas ou unidades de ensino.
O investimento na aquisição dos veículos, todos adaptados para pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, é de R$ 19 milhões.
O evento foi realizado na Praça do Papa, em Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, de prefeitos, entre outras autoridades.
Durante a solenidade o governador Renato Casagrande salientou que esse benefício faz parte da melhoria de infraestrutura e da consolidação da parceria com os municípios. “A governança do Estado é uma responsabilidade de todos nós, queremos ampliar essa parceria com os municípios para que possamos melhorar cada vez mais os indicadores da educação com oportunidades para todos”, frisou.
O secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves ressaltou a importância da ação. “O transporte escolar é um item fundamental e significativo no sistema educacional. Essa entrega representa o compromisso do Governo do Estado com os municípios para que essas crianças tenham o acesso digno à educação”, disse o secretário.
Klinger destacou ainda três pontos importantes desta ação: cooperação do Estado com os municípios em benefício de uma política pública de educação; atendimentos a todas as regiões do Estado sem nenhuma exceção e o atendimento aos que mais necessitam.
Ônibus modernos
Acessibilidade é ponto chave destes novos veículos. Em cada um há um elevador que facilitará o embarque e desembarque de pessoas com deficiência locomotiva, uma cadeira de rodas e um acento reserva para os acompanhantes. Os ônibus também são equipados com sistema de ar condicionado e aquecedor, caixa compacta de ferramentas, instalada na parte lateral, e extintores de incêndio.
Além disso, computador de bordo, piloto automático, tacógrafo digital, freios pneumáticos, dentre outros acessórios, são demais itens que compõem a moderna infraestrutura dos ônibus, como explica o diretor da Drosdsky, empresa responsável pela fabricação dos transportes, Irlan Teixeira.
“Nossos veículos são projetados com peças de última geração, tudo para oferecer o máximo de conforto aos seus usuários. Desta forma, esperamos que os estudantes possam ser transportados com agilidade e segurança até as suas respectivas unidades de ensino”, destacou.
Qualificação profissional
Os 144 motoristas passaram por uma capacitação profissional que envolveu estudos teóricos e práticos com relação ao uso e manutenção dos transportes escolares. Durante o curso, que teve a duração total de quatro horas, em sala de aula, os cursistas conheceram conceitos básicos e avançados relacionados aos mecanismos elétricos e mecânicos dos ônibus, por meio de exibição de slides e pequenos vídeos.
“É de extrema importância que os motoristas conheçam primeiramente a teoria referente aos veículos, pois, dessa forma, não sentirão dificuldade ao dirigir ou fazer uso de algum equipamento secundário”, afirmou um dos coordenadores da Drosdsky, Ronerson Segatto.
Já no pátio da empresa, os motoristas colocaram em prática as informações passadas no primeiro momento. No interior do veículo, sob a supervisão de Ronerson Segatto, os motoristas viram de perto todo o painel de controle e suas funcionalidades e também operaram o elevador.
Os amigos Silmar Queiroz Silva, de 38 anos, e Carlos Amurca Ferreira, de 28, motoristas atuantes no município de Ponto Belo, disseram que, apesar da vasta experiência na área, a capacitação veio para acrescentar mais conhecimento.
Carlos fez questão de ressaltar ainda que a iniciativa irá ajudar principalmente estudantes que moram no interior do Estado. “As unidades de ensino geralmente ficam um pouco distantes do centro da cidade e algumas vias de acesso ainda são de terra batida, fato que dificulta muito o acesso de boa parte dos alunos”, finaliza.
Ao final do curso, todos os motoristas receberam certificados que comprovam a participação e conclusão da capacitação profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário