Publicada em 26/08/2014, às 10h45
Yuri Barichivich

Theatro Carlos Gomes recebeu o Gabinete Itinerante da Região 1 na noite desta última segunda-feira (25)
Yuri Barichivich

Prefeito Luciano Rezende e secretários municipais apresentaram dados e ações voltados para o Centro e ouviram propostas dos moradores
Ações que valorizam a vocação cultural e artística do Centro, obras e melhorias por toda a região e a nova base da Guarda Civil Municipal foram destacadas pelos moradores que participaram da terceira edição do Gabinete Itinerante da Região 1, na noite desta segunda-feira (25), no Theatro Carlos Gomes.
Moradora há apenas quatro meses do Centro, Eduarda Cardoso elogiou a iniciativa da ciclofaixa de lazer aos domingos (das 7 às 15 horas, indo do Tancredão a Jardim Camburi), mas pediu que mais ciclofaixas e ciclovias sejam feitas na região. "Vitória é uma cidade pequena e as pessoas podem usar a bicicleta para estudar, trabalhar e circular", disse.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, lembrou que a ampliação da malha cicloviária e o estímulo ao uso das bicicletas como meio de transporte são prioridades da administração municipal. "A ciclofaixa de domingo, além de trazer mais vida e movimento para toda a cidade, é importante para criar a cultura do respeito entre motoristas e ciclistas", explicou o prefeito, que disse que cerca de 3 mil pessoas circulam na ciclofaixa de domingo.
Obras
As obras de contenção de encostas, especialmente a da Curva do Saldanha, e as operações tapa-buracos foram lembradas pelo vice-presidente da Associação dos Moradores do Forte São João, Geraldo Alves da Silva, e pelo presidente da Associação de Moradores do Romão, Gilson Barcelos Gomes, o "Xará". Eles aproveitaram a presença do prefeito e de todos os secretários municipais para pedir o monitoramento das áreas de risco e a contenção em outros pontos vulneráveis.
O prefeito explicou que o monitoramento é feito permanentemente, mas que os riscos se agravam devido a invasões, depósito irregular de lixo e desmatamento. "A liderança comunitária precisa trabalhar junto com a Prefeitura, mostrando os fatores de risco para os técnicos", disse Luciano Rezende, que, na mesma hora, deixou marcada uma visita técnica das lideranças comunitárias com os técnicos da Regional 1 e o secretário municipal de Obras, Zacarias Carraretto.
Yuri Barichivich

Presidente da Associação de Moradores do Romão, Gilson Barcelos Gomes, o "Xará", participou do Gabinete Itinerante
Yuri Barichivich

Vice-presidente da Associação dos Moradores do Forte São João, Geraldo Alves da Silva se lembrou das operações tapa-buracos e contenção de encostas
Centro Cultural
O prefeito ainda enumerou várias ações realizadas na Região 1. Uma ação inovadora é o Viradão Cultural, que será realizado das 17 horas do dia 13 (sábado) às 17 horas do dia 14 (domingo). Serão 24 horas de apresentações artísticas - música, teatro, dança e outras expressões -, em vários pontos da região, desde a Casa Porto das Artes Plásticas, passando pela Fafi, Museu de Arte do Espírito Santo, até a rua Sete de Setembro.
"Queremos transformar Vitória em um grande espaço cultural e uma grande área de lazer. Queremos as famílias passeando nas ruas e ruas vivas com suas tradições culturais", disse o prefeito.
Ele se lembrou de projetos como a Rua Viva para a rua Sete de setembro, a Arte é Nossa, que transforma muros da cidade em obras de arte, a restauração da Casa Porto das Artes Plásticas, reinaugurada em maio, e do Casarão Cerqueira Lima, onde funciona o gabinete do Centro.
Feira
A feirinha da praça Costa Pereira foi destacada pelo morador e comerciante Eugênio Martini. "A Costa Pereira está mais bonita e voltou a ser frequentada pelas famílias do Centro. Precisamos de banheiros públicos para que os moradores possam desfrutar mais da praça", pediu. A solicitação foi encaminhada na hora para o secretário municipal de Serviços, Fernando Rocha.
Guarda
O prefeito ainda destacou a criação do posto avançado 24 horas da Guarda Civil Municipal, instalado no antigo prédio do Centro de Referência DST/Aids, na rua Caramuru. "A Guarda tem feito um trabalho muito bom, reduzindo as ocorrências policiais em toda a cidade", disse.
Por fim, o prefeito ainda explicou a restauração da Ponte Seca, que vai se tornar um espaço de contemplação, com mesas, cadeiras, novo paisagismo e iluminação cênica; a entrega dos residenciais Pouso Real e Tabajara até dezembro; reforma do prédio da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi; e fiação elétrica da Casa Porto das Artes Plásticas.
A Região 1 contempla o Centro de Vitória e os bairros Fonte Grande, Forte São João, Piedade, Do Moscoco, Santa Clara e Vila Rubim.
Yuri Barichivich

Ações e melhorias para o Centro foram apresentadas pela equipe da administração municipal
Yuri Barichivich

Feira da praça Costa Pereira foi destacada pelo morador e comerciante Eugênio Martini
Informações à imprensa:
Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário