Publicada em 01 de julho de 2014
A maior parte dos novos médicos foi recepcionada pelo prefeito em abril
Em Cachoeiro, a rede municipal de saúde tem disponibilizado mais atendimentos médicos nas unidades da prefeitura distribuídas em bairros e distritos. É que o número de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que eram 32, hoje são 47, a partir da recente contratação de médicos. O aumento no número de consultas já é de 30%.
De acordo com a Subsecretaria Municipal de Atenção Primária, a chegada dos 24 médicos cubanos do programa Mais Médicos ao município permitiu a concretização do conceito da ESF, que tem como uma de suas prerrogativas obrigatórias o atendimento do clínico geral. A maior parte dos médicos foi recebida pelo prefeito Carlos Casteglione em abril deste ano.
As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes e na manutenção da saúde da comunidade.
Os médicos cubanos estão nas unidades de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira, eles fazem atividades de capacitação. Nas unidades, eles promovem programas de saúde como Puericultura, Hiperdia (hipertensão e diabetes) e Saúde da Mulher, além de realizar atividades como Visitas Domiciliares, curativos, atendimentos médicos e atendimentos de emergência.
“Com a chegada dos novos médicos, esses locais passaram a contar com atividades que antes não eram possíveis, como sutura e uso de medicamentos injetáveis em casos de emergência, o que consequentemente diminui as demandas de unidades de Pronto Atendimento, como o centro Paulo Pereira Gomes”, ressalta o secretário municipal de Saúde Edison Fassarella.
Nenhum comentário:
Postar um comentário