quinta-feira, 27 de abril de 2017

Programa de distribuição de alimentos atende 360 famílias em Vila Pavão


                    Vila Pavão tem realizado periodicamente, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a distribuição de produtos de boa procedência e produzidos no próprio município, a centenas de famílias pavoenses.

                      Coordenado pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), atende atualmente 360 famílias na sede do município e nas localidades de Córrego do Estevão, Todos os Santos, Todos os Anjos, Praça Rica e Conceição do XV (Cascudo).

                  A Secretária Municipal de Assistência Social, Alexsandra Holz Rossin, destaca que para ter direito ao benefício, os beneficiários precisam estar cadastrados no Cadastro Único e em cadastro próprio deste programa que é realizado no CRAS .

                De acordo com ela, as entregas são realizadas sempre às quartas feiras da seguinte forma: Uma quarta-feira em Vila Pavão (CRAS) e Córrego do Estevão; outra quarta-feira em Todos os Santos e Todos os Anjos e por último, na quarta-feira seguinte em Praça Rica e Conceição do XV (Cascudo), com o rodízio acontecendo de 20 em dias nas comunidades.

              A lista de produtos distribuídos inclui: melancia, mandioca, coco, banana, abóbora, milho verde,  quiabo, jiló,  mandioca, batata doce, coentro, salsinha, cebolinha, mostarda, vargem entre outros.

                 O PAA é uma ação para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
      
                 Em Vila Pavão todos os produtos repassados às famílias são adquiridos diretamente de 45 agricultores familiares do município.

               Para se ter ideia, só no atendimento realizado na última quarta-feira (26), no Centro de Referência de Assistência (CRAS) na sede do município, foram distribuídas cerca de 5,5 toneladas de alimentos a 130 famílias cadastradas.

               O PAA é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pelo cadastramento e distribuição dos alimentos, Secretaria Municipal de Agricultura, que faz o transporte dos produtos do interior até os locais de entrega e Associação de Pequenos Produtores Rurais de Vila Pavão (APPROVIPA), que gerencia os recursos para a aquisição dos produtos, repassados  através de convênio pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, via Companhia  Nacional de Abastecimento (CONAB).

Cléber Sabino
Assessor de Comunicação da Prefeitura de Vila Pavão-ES.
MTB-ES 1.410 - Tel.: (27) 3753-1001 - (27) 9 99-621857

Nenhum comentário:

Postar um comentário