Mais um passo foi dado para a realização da Feira-verde de Ibatiba. Estiveram reunidos na sede da Secretaria de Educação, na tarde de hoje, as comissões responsáveis pelo projeto, formadas por representantes das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, inclusive seus secretários, Djalma Gonçalves e Vanderlei Ribeiro, e representantes das escola, pedagogos e diretores de 11 escolas e 5 creches municipais, tendo sido incluídas esse ano as três escolas multisseriadas.
Foi momento de deliberações sobre o evento de apresentação marcado para acontecer dia 9 de junho e foi momento de definir responsabilidades entre as áreas envolvidas, Educação e Meio Ambiente, mas sobretudo de integrar os saberes em prol do projeto.
“Às vezes fica o sentimento que é uma ação da Secretaria de Meio Ambiente, mas o que realmente importa é o meio ambiente propriamente, e esse é um trabalho de todos nós” pontuou Vanderlei Ribeiro.
Professores se manifestaram sobre a necessidade de levar em conta a realidade de cada escola, o que foi um entendimento unanime.
Para o evento de apresentação ficou definida a utilização da área cedida pelo IFES, a mesma utilizada em 2016. As comissões entenderam que há necessidades de melhorias em relação a infraestrutura do ano anterior e se mobilizarão no sentido de corrigir falhas.
A engenheira ambiental Dayane Brumatti destacou a existência de quatro eixos de trabalho, definidos a partir da identificação das maiores problemáticas do município, sendo eles resíduos sólidos, nascentes e calhas de rios, Horto Florestal e agrotóxicos. Ela destacou ainda que a escolha entre os temas pode acontecer considerando a realidade local onde cada unidade está inserida.
Daiane Trindade, servidora da Secretaria de Meio Ambiente, disse que deve se pensar na Feira além da apresentação, sendo o mais importante as ações continuadas e multidisciplinares ao longo do ano letivo.
Plantio de mudas, trabalho com sucata e Projeto Adote uma Árvore, foram algumas das propostas que surgiram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário