terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Definidas primeiras turmas de Agentes Ambientais Comunitários na SERRA


Definidas primeiras turmas de Agentes Ambientais Comunitários
Texto: Márcio Scheppa
Imagem: Divulgação
A partir desta primeira semana de fevereiro, iniciam as aulas de três turmas de Agentes Ambientais Comunitários da Serra. A formação acontece nos bairros Praia de Carapebus, Planalto Serrano (Bloco C) e Parque Jacaraípe.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) é voltada para o público jovem e adulto. O objetivo é sensibilizar as comunidades para as questões ambientais, contribuir para a mudança de hábitos e valores, além de incentivar que os participantes adotem uma ética de vida sustentável e passem a desenvolver ações com foco na proteção ao meio ambiente do bairro onde vivem.
Mais turmas
Outras associações de moradores interessadas podem entrar em contato com o Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica no 2º andar do prédio administrativo da Prefeitura da Serra, em Serra-Sede e solicitar a abertura de novas turmas. Mais informações pelo telefone (27) 3291-2400.
Ao todo, serão criadas 10 turmas em 2016. As inscrições devem ser feitas pelas associações de moradores e o atendimento é por ordem de chegada.
Confira as turmas e datas já definidas
Turma: Praia de Carapebus
Aulas as terças-feiras
Início: 2 de fevereiro, às 19h
Local: Av. Espírito Santo, 456
Contato do presidente: Mário 99630-9154
Turma: Planalto Serrano Bloco C
Aulas as quartas-feiras
Início: 3 de fevereieo, às 19h
Local: Creche do bairro - Av Guarani, ponto final do ônibus, a creche fica em frente a Rua Tupi
Contato do presidente: Marcão 99696-7699
Turma: Parque Jacaraípe
Aulas as quintas-feiras
Início: 4 de fevereiro, às 19h
Local: Rua Granada nº 09 (Instituto Social do ES - ISES)
Contato do presidente: Paulo Sérgio Dudu - 99914-4495
Saiba mais
Cada turma deverá ter no mínimo 30 e no máximo 40 pessoas. A idade mínima para participar é de 15 anos. A presença deve ser no mínimo de 75% das atividades de formação. As aulas serão oferecidas no período noturno.
Os temas a serem abordados são: Serra e sua história; introdução à educação ambiental; recursos hídricos: água e esgoto; resíduos sólidos: coleta seletiva e a regra dos 5R’s; ecossistemas da Serra; práticas da educação ambiental; legislação ambiental e uma visita monitorada.
Ao final dos módulos, para a conclusão da formação e certificação dos Agentes Ambientais, o grupo de formandos realizará uma ação de intervenção ambiental no bairro. “Após a formatura, o grupo passa a definir as atividades que pretende desenvolver em sua comunidade, para dar continuidade ao trabalho de Educação Ambiental”, conclui a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário