Publicada em 16/02/2016, às 16h07 | Atualizada em 16/02/2016, às 16h08
André Sobral
Equipe realiza abordagens a imóveis para conscientizar proprietários sobre importância da ligação à rede de esgoto
O município de Vitória vai reforçar o trabalho de notificações dos imóveis para que façam a interligação da rede de esgoto à rede pública da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan).
A listagem dos imóveis oferecida pela Cesan para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) aponta 2.905 pontos aptos para ligação de imóveis à rede de coleta de esgotamento sanitário público.
A equipe de fiscalização da Semmam, em uma primeira etapa, notificou 700 imóveis para fazer a ligação. Desse montante, multou 74 por não terem interligado seus imóveis ou não comprovarem a interligação.
Desde a última segunda-feira (15), a Semmam começou nova etapa de notificações e pretende acionar 400 imóveis. A partir da notificação, o proprietário do imóvel comercial tem 30 dias para fazer a ligação. Imóveis residenciais e públicos possuem o prazo de 90 dias.
A pasta contabiliza 826 imóveis devidamente interligados, o que corresponde a menos 2 milhões de litros de esgoto por dia que não estão mais indo para os corpos de água da capital (mar, nascentes e mangues).
Multa
O valor da multa varia de acordo com a quantidade consumida, sendo aplicada sob a média dos três últimos meses de consumo, podendo variar R$ 900 a R$ 20 mil.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, esclarece que o trabalho da Semmam atende à lei 8.805/15, que está em vigor na capital e estabelece normas para a proteção dos corpos d´água e do solo. "A ligação é um bem que o morador faz para o meio ambiente. É uma importante solução para nossos problemas de balneabilidade, saúde pública, saúde dos animais e preservação de nossas áreas verdes. Todos devem colaborar para termos um meio ambiente mais equilibrado", explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário