quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Novo levantamento sobre Aedes aegypti na Serra

Novo levantamento sobre Aedes aegypti na Serra
Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS
Na próxima segunda-feira (09), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), por meio dos agentes de Combate a Endemias, começa a realizar o quarto Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) no município.
As vistorias serão realizadas em mais de oito mil imóveis e estão previstas para acontecer até a sexta-feira (13). O levantamento deve apontar nível de infestação do mosquito transmissor da dengue no município.
As informações do LIRAa são usadas em ações de controle e combate à dengue. O resultado vai determinar o grau de risco da doença no município.
A ação é importante para traçar o mapa de risco no município e embasar as ações de controle do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da dengue, da febre Zika e da febre Chick.
Diante do resultado, equipes de combate à dengue intensificam as ações de controle nos bairros com maior risco da doença. Nos outros levantamos realizados este ano, o município ficou com médio risco de casos de dengue.
A população conta ainda com coleta de lixo regular. Mas todos devem fazer a sua parte. Para ajudar no combate ao Aedes aegypti, é importante não deixar água parada em plantas ou caixas d’água sem tampa.
O lixo doméstico deve ser colocado para fora de casa na hora que o caminhão coletor passa na rua. Além disso, também não deve ser jogado entulho em terrenos baldios, pois a propensão de acumular água parada é muito grande.
“É preciso que haja uma adesão dos moradores às medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, ou seja, eles devem eliminar rotineiramente os depósitos de água nos quintais, que servem como criadouros para o Aedes aegypti”, alerta o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário