terça-feira, 3 de março de 2015

Saiba como reaproveitar água da chuva em sua casa

águadachuva

  • postado em 3 mar 2015
  •  
  • Por 
  •  
  • em Prefeitura Municipal de Cariacica - PMC
  • O anúncio de chuva para o Espírito Santo é um alívio depois do longo período de estiagem. Agora é hora de se pensar em reaproveitamento, com captação, filtragem e armazenamento da água da chuva.
    A água da chuva pode ser utilizada para regar canteiros e jardins, limpar pisos e calçadas, lavar o carro, além do uso para descarga de banheiros e lavagem de roupas.
    Separamos algumas dicas para você saber como aproveitar a água que vem de graça do céu, economizando a que sai da torneira.
    1º Passo: Captar a água da chuva
    Na pior seca dos últimos 40 anos, o capixaba tem sido forçado a mudar hábitos. Para aproveitar a água da chuva é preciso, primeiramente, saber captar o recurso hídrico. Assim, uma boa dica é instalar um conjunto de calhas no telhado, que direcionem a água para um tanque onde ela será armazenada.
    2º Passo: Filtragem
    É importante filtrar a água que cai do céu. Uma forma simples de se fazer isso é “encapar” uma peneira com uma malha fina, padrão “tela de mosquiteiro”. Uma peneira tamanho “G”, utilizada na cozinha, também resolve para barrar sujeiras maiores, como por exemplo folhas, pedaços de galhos e demais detritos.
    3º Passo: Bombear a água da chuva
    Para essa tarefa o importante é contar com a ajuda de uma bomba hidráulica, dessas normalmente utilizadas em casa. No caso, o bombeamento é realizado para encaminhar a água da chuva, já filtrada, a uma caixa d’água instalada num lugar elevado. Note que essa caixa que vai armazenar a água da chuva não deve ter contato com a caixa de água potável. Para utilizar a água da chuva nas torneiras da casa é preciso alterar tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável. Procure um profissional para auxiliar na tarefa. No final das contas, a economia de dinheiro com redução no consumo de água será visível e, o melhor, ecologicamente correto.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário