Publicada em 06/03/2015, às 09h35
Foto Divulgação
Com os trabalhos de hierarquização, barracos de madeira e/ou material inadequado poderão ser substituídos por casas de alvenaria.
A equipe que atua na Poligonal 2 do Projeto Terra concluiu os trabalhos de hierarquização de prioridades para as ações de reconstrução de unidades habitacionais nos bairros Romão, Forte São João e Cruzamento.
O mapeamento teve início em novembro e segue agora para a Gerência de Projetos Habitacionais (GPH), da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), para confecção individual dos projetos.
Três equipes compostas por engenheiros, técnicos e assistentes sociais percorreram os bairros e atualizaram informações sobre questões estruturais de engenharia e sobre os diagnósticos sociais.
Nesta etapa, 74 famílias foram visitadas para verificação de viabilidade da reconstrução de unidades habitacionais, ou seja, barracos de madeira e/ou material inadequado poderão ser substituídos por casas de alvenaria ou ainda ser a família encaminhada para outro benefício habitacional, caso não seja recomendada a reconstrução, conforme nos indica a engenheira Aline Silva Penha.
“O trabalho considerou a condição da moradia, priorizando o atendimento para aquelas unidades com maior risco estrutural ou geológico, mas para reconstruir temos que verificar as condições de cada terreno porque nem todos nos dão essa possibilidade”, afirmou. Entre as famílias visitadas na Poligonal 2, 33 habitações foram consideradas viáveis para reconstrução.
A Gerência de Projetos Habitacionais segue agora com a realização do levantamento topográfico e da elaboração do laudo geológico. Apenas a partir desses instrumentos são definidos os modelos para reconstrução. O projeto contempla as características de cada terreno, bem como a composição familiar.
O secretário municipal de Habitação enfatiza a importância do trabalho. "Com as hierarquizações poderemos atender prioritariamente aqueles com maior necessidade. A reconstrução de casas é muito importante na política habitacional porque nos possibilita cumprir o compromisso de proporcionar moradia digna às famílias”.
Informações à imprensa:
Rejane Gandini Fialho (rgfialho@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3324-9023 / 98849-6288
Com edição de Deyvison Longui
Nenhum comentário:
Postar um comentário