Uma palestra com o tema "Direitos Previdenciários das Mulheres", além de lanche e sorteio de brindes, fizeram parte da noite desta segunda-feira, dia 16 de março, para 25 castelenses. É que para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social, realizou o evento, gratuito, dirigido às mulheres de todas as idades, no Centro Comunitário da Igreja Matriz.
Mara Rúbia, assistente social do INSS, foi quem ministrou a palestra. “Quando a mulher é agredida e se torna incapaz de trabalhar, se ela provar sua incapacidade, o autor da agressão será responsável por pagar o salário. Outro ponto importante para destacarmos, é a necessidade da carteira assinada, já que não existe 'acordo' feito verbalmente”, disse a assistente social, enquanto orientava o público presente no evento.
"Esta atividade foi em comemoração ao 'Dia da Mulher', onde decidimos falar sobre este tema, por ser um tema que não é muito divulgado. Existem muitas mulheres, que não estão asseguradas no INSS por não conhecerem seus direitos", informou Janine Eller, assistente social do CREAS.
Joelza Maria Tessinare Falcão, que participou do evento, disse ter aprendido com o que ouviu. “Achei o evento muito interessante. Por trabalhar no serviço público, já tinha algumas informações, mas aprendi ainda mais. Achei interessante a explicação sobre o direito que o presidiário tem de receber. Este não é um recurso que vai para ele, e sim para sua família, já que tem filhos, esposa, pais para sustentar, mas quando ele tem carteira assinada e consegue comprovar toda a situação. É uma informação que muita gente questiona, e ontem ficou bem claro sobre os direitos de cada um”, disse a funcionária pública.
“Esta palestra serviu para esclarecer que as mulheres tem muitos direitos perante à Lei. Se algo acontecer impedindo a mulher de trabalhar, como gravidez, ou acidentes, nós, mulheres, temos o direito de receber ainda assim”, comentou a estudante Ailana Tessaro Bindaco, enquanto saboreava o lanche oferecido ao participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário