terça-feira, 17 de março de 2015

CREAS DE CASTELO REALIZA MAIS UM “DIA DE CIDADANIA”



Oito pessoas em situação de rua, participaram de mais um “Dia de Cidadania”, no CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Castelo. O evento, realizado rotineiramente a cada dois meses, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu aos usuários dos serviços do CREAS, café da manhã e orientação sobre cuidados de saúde e higiene pessoal, aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 16 de março. 


“Esta é uma ação periódica realizada pelo Serviço Especializado de Abordagem Social, que acontece de dois em dois meses, e tem o objetivo de trabalhar informações de saúde, além do fortalecimento de vínculos com a equipe”, informou Janine Gazola Eler, assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social, afirmando ainda que a próxima ação vai acontecer no mês de maio, ou quando houver necessidade identificada pela equipe. 

Dessa vez, a responsável pelas orientações de saúde e higiene foram passadas pela enfermeira da Unidade de Saúde "Solange Campanha", Alice Mariano Ribeiro Favaris. A finalidade principal é ofertar aos usuários do CREAS cuidados com a saúde e a higiene pessoal, elevando a autoestima, e proporcionando um momento de interação social. Segundo as legislações, o trabalho prestado pelo CREAS com pessoas que estão em situação de rua, deve ser feito através da abordagem social. 

A abordagem social é realizada pelos educadores sociais, que fazem o cadastro dos cidadãos e observam suas principais necessidades, podendo fazer encaminhamentos para consultas médicas, aquisição de documentação pessoal, oferta de tratamentos, orientações psicossociais, concessão de passagem para retorno à cidade de origem, campanhas informativas, localização de familiares para a reinserção familiar, e outros. A equipe do CREAS é composta por uma assistente social, uma psicóloga, e dois educadores sociais de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário