Diante da necessidade de se poupar e evitar o desperdício dos recursos hídricos, as Unidades de Saúde (USs) e Prontos Atendimentos (PAs) de Cariacica exemplificam modelos eficientes de corte de consumo de água. As unidades de atendimento de saúde registraram uma redução de mais de 20% no total considerando o comparativo entre os meses de dezembro de 2014 e janeiro de 2015, sendo um período em que o consumo é normalmente maior.
O Pronto Atendimento de Itacibá e a Unidade de Saúde de Porto Santana apresentaram os maiores índices de economia. Como unidade relevante para o atendimento à população, a policlínica de Itacibá atende cerca de 10 mil pessoas por mês, com plantão 24h. Também com redução significativa de 27%, a Unidade Básica Porto Santana, atende como unidade de saúde estendida.
Para alcançar esses indicadores, algumas medidas foram tomadas, como a criação de programas de conscientização, promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Por meio de reuniões periódicas, com as coordenações das unidades, parcerias foram firmadas para que houvesse redução no consumo da água. Ações mais específicas, como a manutenção das torneiras, limpeza das caixas d’água e concertos de descargas e vazamentos, também foram realizadas.
O Secretário de Saúde, Marcelo Machado, ressalta a importância desse passo para as unidades de saúde, como para o município de modo geral. Com redução do uso dos recursos hídricos e aplicação de medidas para se evitar o desperdício da água, há economia dos gastos e, assim, a secretaria pode reverter a receita para outros setores.
A Secretaria de Saúde prevê ainda a realização de um estudo, com levantamento das informações, para realização de um demonstrativo da situação das unidades de saúde e dos prontos atendimentos. A intenção é estender as medidas de redução de gastos para o uso da energia elétrica.
Serviço:
- Ranking dos Prontos Atendimentos (PA) que mais economizaram água:
P.A Itacibá – 24,1%
P.A Infantil – 16%
P.A Trevo Alto Lage – 10,7%
P.A Mova Rosa da Penha I – 7,6%
P.A Bela Vista – 7,1%
- Ranking das Unidades de Saúde (US) que mais economizaram água:
US Porto Santana – 27,4%
US Itapemirim – 24,6%
US Sotelândia – 23,8%
US Alto Lage – 20,3%
US São Geraldo – 17,6%
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário