23 de fevereiro de 2015 às 14:51 por Josélia Pegorim
Nuvens carregadas se espalham sobre o Espírito Santo provocando pancadas de chuva em vários locais do Estado. Embora a chuva não seja generalizada, algumas pancadas são fortes. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 10 mm de chuva sobre Santa Teresa entre meio-dia e 13 horas. Mas o total acumulado desde a madrugada com outras pancadas de chuva chegava aso 17 mm. Em São Mateus também choveu aproximadamente 10 mm na manhã desta segunda-feira.
Por volta das 14 horas, o radar meteorológico localizado em Santa Teresa continuam detectando várias áreas de chuva (manchas coloridas) que avançavam do mar para o continente trazendo mais chuva.
Estas nuvens carregadas devem continuar passando sobre o Espírito Santo por mais dois dias. A partir de quinta-feira, a tendência é de que as áreas de instabilidade enfraqueçam. Mesmo assim, ainda há condições para a chuva até o fim da semana .
Em Vitória, segundo o Inmet, choveu 52,5 mm em fevereiro em 23 dias. A média mensal é de aproximadamente 82,0 mm
Chuva de VCAN
As nuvens que trouxeram um pouco de chuva para aliviar a grave seca pela qual está passando o Espírito Santo vieram de um sistema meteorológico chamado de VCAN – vórtice ciclônico de altos níveis – e não de uma frente fria, como é mais comum.
O VCAN é uma região da atmosfera, em torno de 10 mil metros de altitude, onde ventos giram no sentido horário. Ao mesmo tempo, nas camadas mais próximas da superfície, o ar se movimenta no sentido anti-horário. Essa diferença de movimento entre as camadas de ar gera nuvens carregadas que podem provocar chuva forte
Nenhum comentário:
Postar um comentário