Teve início nesta quinta-feira (19) o mapeamento das nascentes do município de Viana. As Secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Sustentável e Defesa Social, por meio da Defesa Civil, estão trabalhando de maneira conjunta para dar suporte em toda a ação. As equipes estiveram na localidade de São Paulo de Cima para mapear as nascentes que existem na região, e a partir daí, iniciar o trabalho de reflorestamento.
Segundo o secretário de Agricultura Ledir Porto, um dos principais objetivos é promover a conservação da água no município. “O trabalho de campo conta com a busca e diagnóstico de todas as nascentes da cidade. Para isso vamos trabalhar em parceria com um único objetivo a preservação da água em Viana”, reforçou o secretário.
As equipes conseguiram mapear cerca de seis nascentes na localidade de Uruba, região de São Paulo de Cima. Todo o estudo e também a análise, tanto do volume das nascentes quanto da preparação do solo, serão usados para uma nova perspectiva: a construção de barragens na área rural, uma forma de conservar a água das nascentes de Viana.
O ‘Programa Reflorestar’ foi lançado pelo governo do Estado em 2011. O objetivo principal é recuperar e preservar a mata atlântica, as encostas dos rios (o que garante uma disponibilidade maior de água) e o solo, além de criar uma parceria primordial entre município e produtores rurais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário