Cariacica se destaca no cenário de cultivo e manejo de banana orgânica, sendo uma das maiores produtoras da América Latina. A excelência do produto e a gestão eficiente do plantio evidenciam a qualidade da fruta entregue ao consumidor. A cultura da banana orgânica no município abrange desde agricultores familiares até a produção industrial, totalizando 31 fornecedores.
Desses agricultores, 10 apresentam o produto certificado com o selo “Chão Vivo” e, outros 21, trabalham pela organização de controle social. Oferecendo um produto mais saudável para o consumo, a banana orgânica é produzida sem o uso de agrotóxicos ou qualquer outro tipo de produto químico. Além do benefício à saúde, a produção da banana orgânica diminui o desgaste do solo, com técnicas menos nocivas ao meio ambiente.
Um dos agricultores que se destaca na produção da banana orgânica é Cimar Antônio da Silva. Com cerca de 200 hectares de plantio da fruta, o produtor rural atende a hortifrútis e supermercados, e ainda exporta para algumas regiões como Rio de Janeiro e São Paulo. Trabalhando com o selo “Chão Vivo” há mais de três anos, ele conseguiu abrir o mercado da banana natural. No quantitativo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Cimar é o maior produtor de banana orgânica do Brasil.
O produtor destaca que apostou na cultura da banana orgânica para eliminar o uso de agrotóxicos nas lavouras oferecendo, assim, um produto mais natural, sem prejuízo à saúde do consumidor, pois existe uma preocupação cada vez maior com a alimentação. Conseguindo enfrentar a barreira da comercialização, Cimar Antônio chega a produzir 50 mil quilos por mês no período de entressafra, podendo dobrar ou até triplicar essa quantidade na época de safra, após período de chuva.
Outro agricultor que investe na cultura de banana orgânica é o produtor rural Manuel Coutinho. Cultiva em uma área de aproximadamente 25 hectares, na região de Boa Vista, um volume de três a quatro mil quilos por mês. O agricultor repassa a produção para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para a merenda escolar e também vende direto ao consumidor.
A prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, apoia e incentiva a produção da banana natural oferecendo suporte técnico em conjunto com a Incaper, com parceria no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Cesquim, destaca que a cultura do orgânico melhora a saúde dos próprios agricultores, evitando transtornos com o manuseio inadequado do agrotóxico. A certeza é de que a qualidade da banana agrega valor ao produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário