Asscom/Sesa
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Mais de 1.200 documentos serão transferidos para o ambiente eletrônico, onde os funcionários poderão consultá-los em caso de dúvida sobre os procedimentos de rotina. |
Pensando na economia de papel e na
preocupação com a segurança da informação,
o Hospital Estadual Central, por meio do Serviço
de Qualidade, está implantando um sistema
de gestão eletrônica de documentos, que
irá impossibilitar as cópias não autorizadas
e a alteração na padronização dos
documentos internos.
A iniciativa vem para garantir um controle maior
da atualização de toda documentação
interna, como formulários, instruções de
trabalho, fluxogramas e protocolos
assistenciais (que padronizam as rotinas de atendimento aos pacientes), e para otimizar
os processos de publicação dessa documentação.
A utilização do sistema também resultará em uma grande economia de papel, já que
as cópias controladas deixam de existir e todo o processo de validação dos documentos
passa a ser realizado on-line. “Hoje, é disponibilizada uma pasta com uma cópia de
cada documento para cada setor. Essa é uma forma de dar acesso aos documentos
para os colaboradores, porém, há um custo com impressão que será eliminado após a
implantação do sistema”, esclarece a gerente do Serviço de Qualidade do Hospital
Estadual Central, Ingryd Nascimento Rodrigues.
Após ser implantado por completo, o que deve acontecer até abril, os mais de 1.200
documentos existentes serão transferidos para o ambiente eletrônico. O Hospital Estadual
Central será a terceira casa gerenciada pela Associação Congregação de Santa Catarina
(ACSC) – instituição que possui contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)
para administrar o hospital – a ter o sistema de gestão de documentos.
A fim de garantir o bom funcionamento da nova rotina, uma equipe da administração
corporativa da ACSC realizou no último mês um treinamento com alguns funcionários do
hospital que posteriormente ficarão responsáveis por multiplicar as informações para o
restante da equipe.
Segundo Ingryd Nascimento, o hospital vai alcançar melhores práticas de gestão da
qualidade após a implementação do sistema, uma vez que a gerenciamento eletrônico
garante o cumprimento das normas de padronização de documentos. Ainda de acordo
com a gerente, haverá maior disseminação do conhecimento, pois todos os funcionários
serão treinados para consultar o sistema sempre que houver dúvidas sobre os
procedimentos de rotina.
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