quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Obras de Cláudio Rohten expostas na Prainha, a partir dessa quinta (04)

A exposição Arte, de Cláudio Rohten, será aberta nesta quinta-feira (04), a partir das 19 horas, na Casa da Memória, Prainha, em Vila Velha. A exposição tem o apoio da Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Trinta telas estarão expostas, mas somente dez estarão à venda.

Cláudio Rohten, vilavelhense de coração, falecido em 2013, foi um dos representantes capixabas do Impressionismo. Suas obras fazem parte de uma homenagem póstuma da artista e curadora Mara Nelo, em parceria com a ONG Casa da Memória.
 
O Impressionismo foi um movimento artístico que começou na França em 1874 e revolucionou profundamente a pintura mundial, dando início às grandes tendências da arte do século XX. Os artistas impressionistas mais conhecidos no mundo foram Van Gogh, Renoir, Monet e Cézanne. Este movimento também influenciou o Brasil a partir da década de 30, com o artista Eliseu Visconti.
 
Na exposição, os turistas e visitantes poderão conhecer como os impressionistas pintavam: valorizando a intensidade das cores e os efeitos da luz do sol sobre a natureza. Por isso, muitos pintavam ao ar livre. A intenção era apreciar e registrar, entre outros pontos, a capacidade da luz solar em modificar as cores de um ambiente.
 
Nascido na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, em 1955, Cláudio Rohten faleceu no ano passado. Aos 10 anos já demonstrava ter um estilo próprio para pintar. Aos 16 anos, mudou-se para São Paulo, onde foi aluno de mestres como Michel Gorayb e Vicente Gualhardo, especializando-se ainda mais no movimento impressionista, mas sem deixar de lado os desenhos figurativos, os florais e as marinhas.
 
Cláudio Rohten deixou um vasto currículo, rico em exposições no Brasil, além de mostras na Áustria, Alemanha, Estados Unidos, Bolívia e Chile, onde foi premiado em 1º lugar com a medalha de ouro com uma pintura que retrata o Pantanal Matogrossense. Radicou-se capixaba nos anos 90, lecionando em Vila Velha.
  
Serviço
Exposição A Arte, de Cláudio Rohten
Coquetel de abertura: 04 de setembro, às 19 horas
Local: Casa da Memória. Prainha. Vila Velha.
Aberta até o dia 05 de outubro.
Contato: (27) 3388-4344

Casa da Memória
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Contato: (27) 3388-4344

Nenhum comentário:

Postar um comentário