Agentes de trânsito de Cariacica receberão, durante esta semana, um curso de qualificação para operação de dispositivos elétricos incapacitantes (Sparks). O curso, que é oferecido pelo Governo do Estado aos agentes de trânsito e guardas municipais de 11 cidades, permitirá o porte e utilização aos habilitados. A pistola elétrica é considerada não-letal e emite impulsos elétricos na forma de ondas com ação neuromuscular, paralisando e derrubando o suspeito. Há dois jeitos de usá-la: disparo de ganchos, com acionamento por até cinco segundos, ou acionamento por contato.
Até a próxima sexta-feira (5) eles devem receber treinamento prático dentro do Batalhão de Missões Especiais (BME), da Polícia Militar. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) cederá, ainda, cinco dispositivos ao município após o término do curso.
A abertura do curso ocorreu na manhã desta segunda-feira, na Casa do cidadão, em vitória, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Cariacica, Fabrício Dutra, além do subsecretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Pacífico.
Os dois afirmaram que o país está vivendo um novo momento na segurança pública no Brasil, principalmente após a legitimação das Guardas Municipais pela lei 13.022/2014, que permite maior interação dos trabalhos entre os aparatos municipais e as corporações militar e civil.
“Agora, os senhores têm compromisso e responsabilidade maiores com o público. Todos nós servimos aos cidadãos e devemos a eles nosso melhor. Os investimentos, como em cursos e equipamentos, permitem a vocês realizarem o trabalho com mais condições”, afirmou Dutra.
Ele complementou que haverá outros cursos de capacitação, que fazem parte da estruturação técnica da guarnição de trânsito municipal. “Daqui a 40 dias, os agentes receberão outra capacitação e estamos aprovando o novo regimento interno”, contou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário