Após mapear 27 áreas com risco de alagamento e outras 10 próximas a encostas, a Defesa Civil do município já está se mobilizando para evitar que novos desastres aconteçam com as chuvas do fim do ano. O órgão ampliou sua equipe e tem feito o monitoramento constante, 24 horas por dia, atuando de maneira preventiva nas áreas mais críticas. Além disso, outras secretarias também estão trabalhando para diminuir os impactos que o mau tempo pode causar.
Dentro desse contexto de prevenção, de janeiro até a penúltima semana de julho, a Secretaria de Serviços (Semserv) já realizou a limpeza de 80 canais. Enquanto que a Secretaria de Obras (Semob) realizou a construção de quatro muros de contenção de encostas. Outros três em andamento.
Empresa espanhola realiza estudo na Grande Vitória e visita áreas atingidas de Cariacica
Na tarde desta segunda-feira (4), juntamente com a Defesa Civil, uma empresa espanhola de consultoria em georreferenciamento visitou alguns dos pontos mais críticos do município, como Sotelândia, Sotema e Porto de Santana. Realizado em cinco cidades brasileiras, o estudo é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES). A partir deste estudo, serão identificados os pontos fracos e os que podem ser melhorados, que irá culminar em um plano de ação para o desenvolvimento sustentável destas cidades.
Um dos pontos visitados foi a rua São Francisco de Assis, em Sotelândia. Em dezembro de 2013, uma encosta cedeu, deixando os moradores preocupados. Em fevereiro deste ano, o prefeito Geraldo Luzia Junior assinou a ordem de serviço e já está quase pronta a construção de um muro de contenção, com 131 metros de comprimento. A obra foi orçada em R$ 218 mil.
Alívio para a dona de casa Izabel Alves, que mora há 15 anos no local. Ela relembra o susto quando aconteceu o deslizamento que quase atingiu sua casa. “Eu estava na sala com meus filhos e de repente ouvimos o barulho da terra descendo. Foi um susto muito grande, uma das situações mais desesperadoras que já vivi. A construção do muro de contenção veio na hora certa e já está trazendo uma tranquilidade para a gente”, conta.
Além desta obra, já estão prontos os muros de contenção nos bairros São João Batista, Itanguá, Vila Merlo e Flexal I. Mais dois muros estão em construção em Porto de Santana e Itacibá.
Para o coordenador da Defesa Civil de Cariacica, José Alexandre Ribeiro, uma nova fase está se iniciando no município para a prevenção de desastres. “Nossa equipe foi ampliada, colocamos um engenheiro civil para atuar conosco, passamos por cursos de capacitação e estamos estreitando a relação com as secretarias e os voluntários. Existe um planejamento para dar suporte aos líderes comunitários e criar pequenas bases em cada região, que possam facilitar o nosso trabalho e também realizar os primeiros socorros nos períodos mais críticos. É uma nova forma que adotamos para amenizar possíveis impactos”, revela.
A Defesa Civil atende 24h por dia pelos telefones 9 8831-6000, 3346-6111, 3346-6112 ou ainda no 9 9894-9054, fazendo o mapeamento em tempo real das áreas de maior risco. Em ocasiões de chuva, por exemplo, são colocadas lonas nas encostas mais críticas e é feito o alerta aos moradores para que se desloquem para lugares mais seguros.
Serviço
Plantão 24h Defesa Civil
Telefones: 9 8831-6000, 3346-6111, 3346-6112 ou no 9 9894-9054
Plantão 24h Defesa Civil
Telefones: 9 8831-6000, 3346-6111, 3346-6112 ou no 9 9894-9054
Nenhum comentário:
Postar um comentário