Publicada em 05/08/2014, às 11h05 | Atualizada em 05/08/2014, às 11h05
Divulgação Seme
Crianças andaram de skate durante o projeto "Brincadeiras Radicais" no Cmei Álvaro Fernandes Lima
Sair da rotina, ensinar a garotada a encarar desafios e mostrar a importância do bom condicionamento físico são alguns dos objetivos do projeto “Brincadeiras Radicais”, realizado pela equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Álvaro Fernandes Lima, em Bela Vista.
As crianças do turno matutino, que têm entre 2 e 6 anos, aprenderam a superar seus medos subindo na corda bamba e descendo uma pequena ladeira em um skate. Os esportes já eram de conhecimento das turmas participantes. O skate deu início às atividades. Muitos deslizavam sentados, por falta de equilíbrio, e os mais corajosos desciam a ladeira deitados.
Depois, foi a vez das cordas. Na atividade “Falsa Baiana”, os alunos tinham que fazer uma travessia em duas cordas, uma para apoio dos pés e outra para segurar com a mão. Ela é largamente utilizada em treinamentos físicos e de habilidade motora e também é uma boa técnica para a travessia de rios. Por fim, as crianças brincaram no slackline, onde precisam se equilibrar sobre uma corda.
Receios
“O objetivo é fazer com que os alunos superem seus medos e receios. Acreditamos que esse trabalho ofereceu um desenvolvimento pessoal e de autonomia dos alunos. As crianças demonstraram uma compreensão de segurança e adquiriram autoestima a partir da possibilidade de conquistar metas e superar obstáculos de uma forma prazerosa, segura e divertida”, disse Victor Mariani, professor e um dos idealizadores do projeto.
Divulgação Seme
Alunos testaram o equilíbrio na "Falsa Baiana" para fazer a travessia em cordas
Adrenalina
Desde o início, o projeto gerou curiosidade e agitação entre os alunos. Porém, na hora da realização das atividades, alguns ficaram receosos em enfrentar seus medos. Por fim, ao encarar as barreiras que levavam para a diversão, as crianças sentiram satisfação em praticar o esporte, deixando evidentes a superação e a alegria. As atividades tiveram o acompanhamento dos professores para garantir a segurança das crianças.
Informações à imprensa:
Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Com colaboração de Janaína Zambelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário