Com objetivo de obter uma maior aproximação com produtores, artesãos e gestores das principais instituições e entidades do município, uma equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, começou a realizar na manhã de terça-feira, dia 22 de julho, visitas técnicas que visam diagnosticar as reais necessidades e dificuldades encontradas para o maior desenvolvimento de empreendimentos, principais pontos turísticos e trabalhos de produtores, artesãos e artistas de Castelo.
A primeira visita foi em um dos mais importantes pontos turísticos do município, o Parque Estadual do Forno Grande, onde duas turismólogas e uma artista plástica da Secretaria atualizaram dados referentes ao Parque, que abriga o segundo ponto mais alto das terras capixabas, o Pico do Forno Grande, além de interagir junto à equipe de funcionários, e conhecerem os novos trabalhos sobre Educação Ambiental que estão sendo desenvolvidos por lá.
“Essa aproximação é muito válida e importante. Fiquei muito satisfeito com a visita e acredito que esse seja um passo importante para estreitar laços e intensificar a divulgação de tudo que o Parque pode proporcionar, tanto para o turismo pedagógico, como de aventura e lazer”, comentou o Gestor do Parque, Salim Caliu Salim Neto.
Segundo o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Henrique Frauches, esse é um trabalho de extrema importância. “Assim que assumi a Secretaria de Turismo e Cultura verifiquei a necessidade dessa aproximação da minha equipe técnica com os artistas, gestores e produtores do município. A perspectiva é que o nosso cronograma de visitas seja concluído até o final deste ano”, explicou o Secretário, que revelou também que de acordo com o cronograma, a próxima visita técnica vai acontecer na primeira semana de agosto, na região do Distrito de Limoeiro.
“Durante as visitas avaliamos tudo que é desenvolvido, as dificuldades encontradas para a execução dos projetos e a divulgação dos trabalhos. Participar dessas visitas é uma ótima oportunidade de vivenciar a realidade das comunidades e intensificar o nosso trabalho”, disse a funcionária da Secretaria e Artista Plástica, Priscilla Pinheiro Vargas.
“Além de estreitar as relações entre o poder público e os produtores, artesãos e instituições, um dos intuitos das visitas técnicas no município é de diagnosticar os pontos fracos, fortes e as principais dificuldades encontradas para alavancar o fluxo turístico. Esses elementos serão utilizados para atualização do banco de dados da Secretaria, junto ao Governo do Estado, afim de proporcionar maior divulgação do atrativo turístico”, relatou a turismóloga da Secretaria, Ávila Rodrigues.
Sobre o Parque - O Parque Estadual do Forno Grande protege o segundo maior ponto culminante do Estado do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande com 2.039 metros de altitude, além de quedas d'água e trilhas. Local de especial riqueza biológica, também abriga espécies de animais em extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro. O Parque conta com três trilhas: a Trilha da Santinha, a Trilha dos Poços Amarelos, e a Trilha do Mirante. A visitação ao Parque é gratuita e pode ser feita diariamente, das oito às 17 horas, inclusive aos sábados e domingos, com agendamento prévio pelo telefone: (28) 99992-6149 ou pelo endereço de e-mail: prfg.iema@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário