O evento acontece na próxima quarta (30), na praça Jerônimo Monteiro
Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, a prefeitura de Cachoeiro preparou uma programação especial, que inclui realização de testes rápidos para diagnosticar as doenças e distribuição de preservativos e de materiais educativos. O evento acontece na próxima quarta (30), das 8h às 12h, na Praça Jerônimo Monteiro, Centro.
Segundo o gerente do Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias), Victor Gomes Barbieri, a campanha está direcionada à população em geral, mas com foco nos jovens, profissionais de saúde, profissionais de salões de beleza e de estúdios de tatuagem, por estarem mais vulneráveis à doença, e às gestantes por causa dos riscos que oferece para os bebês.
“Nós já fazemos várias ações de prevenção rotineiramente, como palestras em empresas, escolas e comunidades e distribuição, nas unidades de saúde, de material educativo e preservativos, já que as hepatites virais podem transmitidas durante a relação sexual. Mas estamos preparando essa ação para marcar a data e chamar a atenção para o tema”, destaca.
O Crias oferece exames laboratoriais para confirmar a hepatite e outras doenças sexualmente transmissíveis, gratuitamente. Para ter acesso, é só comparecer ao local, que funciona à rua Raulino de Oliveira nº 52, centro, próximo à Santa Casa, de segunda a sexta, portando cartão do SUS, documento pessoal e comprovante de endereço com CEP.
Hepatites virais
Hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado. Cinco diferentes vírus são reconhecidos como agentes etiológicos da hepatite viral humana: o vírus da hepatite A (HAV), o vírus da hepatite B (HBV), o vírus da hepatite C (HCV), o vírus da hepatite D ou Delta (HDV) e o vírus da hepatite E (HEV).
No Brasil, os tipos mais comuns são o A, que é transmitida através do contato com humano infectado ou por água e alimentos contaminados (transmissão fecal-oral); o B e o C, que podem ser transmitidos pelo sangue contaminado e durante as relações sexuais e podem evoluir para a hepatite crônica.
Náusea, vômitos, mal estar, dor de cabeça, e perda do apetite são os sintomas mais frequentes na fase inicial da doença. Urina escura fezes esbranquiçadas antecedem a fase ictérica (pele e olhos amarelados) que, em geral, coincide com alteração das provas de função hepática.
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário