Nesta quinta-feira (21), três socioeducandos apresentaram monografias sobre seus projetos de vida.Os temas foram “Perdas e conseqüências que tive por cometer um ato infracional”, “Danos que a faltade um pai e a ausência da família causaram na minha vida” e “Consequências que tive na minha vidapor falta de limite”. A apresentação foi realizada no Centro Socioeducativo de Atendimento aoAdolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Instituto Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases),localizado em Tucum, Cariacica.
Os trabalhos foram escritos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT), elaborados sob a coordenação de um socioeducador e apresentados a uma banca deconvidados, seguindo formato de uma monografia acadêmica.
As considerações e reflexões foram feitas pela banca, formada pelo diretor do CSE, Tiago Bagne, pelo pedagogo, Tom Anderson da Silva Ribeiro, pelo educador social, Johnson Messias Apolinário, e pelos professores do Centro Socioeducativo, Elder Augusto de Paula e Marcio Roberto Cabral.
De acordo com a coordenadora intereducativa, Giseli Maestri, o momento marca o processo dos adolescentes do CSE, pois mostra as problemáticas e superações do socioeducando durante o tempo que passou no Centro Socioeducativo. “As apresentações de monografias sempre são emocionantes, pois mostram toda a superação e desenvolvimento dos adolescentes durante seus projetos”, disse.
A atividade representa uma das etapas do programa de atendimento, realizado com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE. O modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação do Iases Gabriela Galvão Tel: (27)3636.5484/9932.7739 E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br comunicacao@iases.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário