sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Ministério do Turismo aponta crescimento considerável de Nova Venécia no setor


O Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro e apontou o município de Nova Venécia entre os que mais cresceram no segmento no estado. No Espírito Santo, 15 cidades tiveram crescimento econômico pelo setor, seja por terem aumentado o número de empregos através do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais.
O levantamento é um importante instrumento para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas públicas no setor. “A melhoria na classificação de um destino mostra que os municípios têm trabalhado cada vez mais para fortalecer a atividade turística. No que diz respeito ao Ministério do Turismo, estamos atentos às demandas do setor como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Com o resultado, Nova Venécia passa a pleitear apoio para a realização de eventos geradores de fluxo turístico. O município foi classificado na categoria C, que dá direito a um limite de R$400 mil, por ano do governo federal, para a realização de festejos. No estado, apenas quatro cidades alcançaram a categoria B, o que dá direito a R$500 mil.
O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, atribui o resultado positivo aos recentes investimentos no setor. "Esse crescimento é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Venécia. Em 2017 lançamos o Projeto Campo Vivo de fortalecimento do turismo rural de Nova Venécia e região. É uma ação voltada para melhoria da infraestrutura no meio rural pensando no fomento do turismo. Estamos colhendo os primeiros resultados e isso é muito gratificante”, disse o prefeito.
O secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino, projeta um futuro ainda melhor para o setor. “Estamos terminando o cadastramento de várias propriedades rurais que já são ótimos destinos turísticos em nosso município. A ideia é ampliar ainda mais as opções e estruturar o que já temos. Estamos trabalhando para que possamos ofertar qualidade aos nossos visitantes, e com isso, gerando emprego e renda em nosso município através do turismo”, finaliza.
Essa pesquisa deverá ser feita pelo Ministério do Turismo periodicamente. Assim, se um município teve seu fluxo turístico e seus estabelecimentos formais de hospedagem ampliados, provavelmente, na próxima edição, quando os dados serão novamente considerados, ele poderá mudar de categoria.
AÇÕES CAMPO VIVO
Por meio do Projeto Campo Vivo, a Prefeitura de Nova Venécia trabalha focada na melhoria da infraestrutura do interior, desenvolvendo ações como o Programa de Adequação e Recuperação de Estradas, construção de barragens em parceria com o produtor, sinalização das estradas vicinais, reforma e ampliação de escolas no interior, construção de postos de saúde, telefonia e internet no meio rural, pontes, bueiros, caixas secas, entre outras medidas de incentivo ao homem do campo. Além disso, na atual gestão foram reformadas importantes praças na cidade, além da construção da passarela que hoje é o principal cartão postal do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário