sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Ibatiba comemora lançamento de Programas sociais

Enorme participação popular marcou a noite de segunda-feira (1), quando o prefeito Luciano Pingo lançou os programas “Emprega Ibatiba” e “Futuro de Oportunidades” em uma solenidade realizada no auditório da Escola Eunice Pereira da Silveira.
Foram momentos de comemorações de conquistas para Ibatiba tendo a juventude como protagonista. O auditório lotado, por mais de 500 pessoas, aplaudiu a confirmação do tão esperado transporte universitário, um investimento mensal de aproximadamente 30 mil reais, de recursos próprios, com pessoal, combustível, manutenção entre outros, sendo que esta foi apenas uma das oportunidades apresentadas.
Pingo divulgou também uma relação de cursos profissionalizantes, com mais de 200 vagas iniciais; a futura criação do Balcão de Empregos, que visa organizar a demanda e oferta de empregos para facilitar o ingresso do jovem no mercado de trabalho; a reestruturação do Conselho da Juventude, para garantir políticas públicas voltadas para o jovens; a estruturação do pré Enem, e muitas outras ações que serão implementadas nesses programas de grande impacto social, principalmente para o público de 15 a 29 anos.
De acordo com o prefeito Luciano Pingo o governo foi movido pelo desejo de democratizar oportunidades, construindo chances iguais para todos, ele também afirmou que o investimento nos programas foi possível após o equilíbrio das contas promovido no primeiro ano de mandato, quando Ibatiba passou por uma grande reorganização das contas e corte de despesas.
“Quando você consegue equilibrar suas contas, você ganha uma coisa importante na vida publica que é a capacidade de investimento, você tem crédito, você consegue celebrar parcerias, você consegue buscar recursos do Estado e da União para atender sua população”, declarou Pingo.
O Secretário de Educação, Djalma Gonçalves, destacou a importância do momento:“Hoje nós estamos vivendo um momento histórico na vida de Ibatiba. Transporte Universitário é um sonho que acalentamos há vários e vários anos e hoje se torna realidade aqui no nosso governo”.
Eglon Rhuan, diretor do Ifes campus Ibatiba, destacou ter muita afinidade com os programas que foram lançados e afirmou acreditar que para a comunidade avançar é preciso investir em educação e qualificação profissional.
“Eu só consegui fazer minha universidade porque eu tinha transporte universitário pago pela prefeitura (município no estado do Rio de Janeiro), isso significa que só estou aqui hoje porque eu tive lá no passado alguém que pensou no nosso desempenho, na nossa educação, e nos deu esse apoio, e, agora, os jovens de Ibatiba têm esse apoio. Espero que aproveitem porque tenho certeza que vai fazer diferença na vida de deles, como fez na minha”, declarou Rhuan.
Helen Serpa, estudante de Enfermagem da Facig, lembrou que muitos acabam desistindo do curso por não terem condição de pagar. “Ver a felicidade em cada jovem, que a gente encontra, pelo tão sonhado transporte Universitário... Chegou! Que a gente possa dar valor, estudar cada dia mais para conquistar nosso futuro”.
“Aos 14 anos, para eu conquistar alguma coisa eu tive que ir para Venda Nova para fazer curso (profissionalizante), agora sei que não vou precisar me retirar, porque a minha cidade, o meu município, está proporcionando o crescimento para minha vida”, esse foi o depoimento de Ellyson Victor, estudante de Administração na Doctum.
E a noite teve muita mais... as oportunidades apresentadas, que servirão de motivação para a vida de tantos jovens, combinaram com as palavras levadas pela Instrutora do Centro Educacional - CEI, Josiane Martins Gaspar, que foi convidada para uma palestra sobre busca de objetivos e sucesso na vida. 
E também destaque para a generosidade da melhor idade que contribuiu com a apresentação do coral Idade de ouro.
Prestigiaram também a ocasião os vereadores Paulinho do Eucalipto, Geilson Tomaz, Jorcy Sangi e o presidente da Câmara Municipal, Elias Cândido.
TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO
“99,9 dos alunos inscritos na pré inscrição foram contemplados”, anunciou Luciano.
No site da Prefeitura Municipal está disponível a relação dos mais de 200 beneficiados pelo programa, que conta com seis veículos, sendo um para Reduto, um para Iúna e quatro para Manhuaçu. A seleção obedeceu critérios estabelecidos no Decreto Municipal.
Na Secretaria de Educação estará disponível um formulário próprio para o aluno que quiser contestar o resultado do processo de seleção de vagas. O formulário devidamente preenchido deverá ser protocolado na Prefeitura.
“O governo não é de quem votou é de quem mora, vive e luta por Ibatiba. Quem buscar vai ter acesso as políticas públicas em Ibatiba”, afirmou Luciano.
Serão estabelecidos pontos fixos de chegada e saída dos ônibus bem como horário de tolerância e critério de exclusão.
Luciano também anunciou a criação de grupos de trabalho entre os beneficiados pelo transporte universitário para debaterem melhorias para os serviços.
CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Inicialmente serão 200 vagas: Confeiteiro básico, bombons e trufas, cupcake, eletricista, ensino de dança e ginástica, música, soldador, operador de máquinas pesadas e serão feitos levantamentos de novas demandas para oferta futura de outros cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário