sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Estação de Tratamento de Esgoto em Nova Venécia é concluída






Local foi visitado por autoridades municipais e membros da Cesan, nesta sexta-feira (23)

Na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, juntamente com os secretários municipais Pedro Gonçalves (Meio Ambiente), Sebastião de Sá (Obras), Márcia dos Santos (Ação Social), Edson Marquiori (Planejamento), vereador Ronaldo Barreira, INCAPER e IDAF, estiveram presentes na Unidade da Estação de Tratamento de Esgoto, administrada pela CESAN, para conferir como ficaram as instalações após a conclusão.

A célula para tratamento foi construída à beira da rodovia Miguel Curry Carneiro, que liga Nova Venécia a São Mateus. A ETE conta com alta tecnologia, como tratamento biológico, que remove quase em sua totalidade a carga orgânica do esgoto, antes de ser despejado no meio ambiente.

De acordo com o gestor da Cesan e analista de abastecimento, Hebber Ziviani, já foram instalados 90% dos tubos coletores de esgoto em todo município. Além disso, está pronto outro projeto para levar a rede de esgoto para atender também as famílias do bairro Aeroporto, por meio da Prefeitura, Funasa e Cesan, contemplando 100% a cidade.

A estação está operando hoje tratando 16% do esgoto, índice que vai aumentando gradativamente até o dia da inauguração, ainda sem data definida. “A nossa expectativa é que esse volume aumente a cada dia. Estamos planejando uma campanha de adesão para isso. Teremos uma melhoria na qualidade de vida da população”, finalizou o gestor.

O sistema fará com que seis milhões de litros de esgoto deixem de ser lançados diariamente sem tratamento na natureza, contribuindo com a saúde preventiva da população e a preservação dos recursos hídricos.

O prefeito Lubiana Barrigueira espera que Nova Venécia seja o primeiro município do interior a ter 100% do esgoto tratado. “Em Nova Venécia, estamos preocupados com a despoluição do nosso principal corpo hídrico que é o rio Cricaré. Estamos muito felizes com esta conquista. Todo prefeito sonha em ter o tratamento de esgoto no seu município. Vamos despoluir nosso rio e os córregos adjacentes. Foram mais de R$ 44 milhões investidos nas obras. Se Deus quiser, vamos ser o primeiro ou um dos primeiros municípios do Espírito Santo a ter o esgoto 100% tratado”, planeja Barrigueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário