terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Visita técnica para eleger a melhor uva de ALFREDO CHAVES


Cerca de 15 propriedades de São Bento de Urânia, que irão participar do concurso para eleger a melhor uva durante o a 52ª Festa da Uva e do Vinho, serão visitadas esta semana pela equipe técnica compostas por membros da Secretaria Municipal de Agricultura e pelo Incaper local. No distrito, cerca de 25 famílias cultivam a fruta e fabricam vinho de forma artesanal. 
52ª Festa da Uva e do Vinho  acontece nos dias 23 e 24 de janeiro e, além do concurso para escolher a melhor uva, realiza disputa para eleger o melhor vinho, shows, feira de produtos locais, desfile de microtratores e outras atrações culturais. Os produtores esperam comercializar cerca de cinco toneladas da fruta durante a festa.
Durante as visitas, os técnicos irão orientar os viticultores sobre o manejo das videiras, adubação do solo e irrigação. Como é tradicional na festa, um concurso escolhe a uva de melhor qualidade. Devido a isso, a equipe técnica composta pelos dois órgãos, avalia criteriosamente as parreiras e realizam pesquisas com os produtores. A uva de melhor qualidade deve obedecer a critérios técnicos estipulados pelo Incaper, por meio do Pólo de Uva de Mesa do Espírito Santo.
De acordo com o secretário de Agricultura, Antônio Carlos Petri, nas visitas são observados a condução da lavoura no que se refere a tipos de poda, analise de solo, condução do parreiral, qualidades das uvas e o teor de açúcar dos frutos.
O viticultor Izair José Simoni cultiva cinco variedades de uva, produzindo cerca de dez toneladas anualmente. Com experiência de vinte anos no cultivo, Simoni vê as visitas técnicas como importantes para ajudar na produção. “Essas visitas são excelentes. Os técnicos nos dão dicas de manejo para melhorarmos a produção”, elogia.
Já o produtor Antônio Pianzoli, que já foi vencedor do concurso de uva e vinho nas edições anteriores, disse seguir todas as dicas e informações da equipe técnica. “Seguimos a risca as dicas para produzirmos com mais qualidade e agradar o consumidor”, disse.
Outro produtor, Jandir Gratieri, está feliz com a produção e garante que levará suas frutas para serem comercializadas durante o evento.
Durante os dois dias de visita haverá ainda visita de técnicos do Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC) para orientar sobre a importância e utilização do bloco de notas fiscais do produtor rural.

Produção
A produção de uva vem crescendo em Alfredo Chaves. Atualmente cerca de 30 famílias cultivam a fruta, em diversas regiões do município. Mais de 170 toneladas de uva são produzidas anualmente. A maioria é cultivada no distrito de São Bento de Urânia.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o distrito de São Bento de Urânia é responsável pela maior parte da produção da fruta no município. As espécies mais cultivadas são Isabel precoce, Niágara, violeta e bordô. A fabricação de vinho artesanal gira em torno de 12 mil garrafas por ano.

Festa
A programação da Festa da Uva e do Vinho inclui concurso para escolher o melhor vinho, comercialização da fruta, desfile para escolha da rainha da festa, apresentações culturais e shows musicais. A expectativa é vender mais de cinco toneladas de uva durante o fim de semana festivo.
A comunidade de São Bento de Urânia fica a 40 km da sede e é um dos maiores produtores de uva do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário