quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Gestantes recebem curso sobre proteção contra Aedes aegypti


Gestantes recebem curso sobre proteção contra Aedes aegypti
Texto: Simone Delevedove
Foto: Divulgação/PMS
Vinte gestantes que são acompanhadas por profissionais da Unidade de Saúde de Central Carapina receberam um curso nesta quinta-feira (14) sobre proteção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, e responsável por casos de microcefalia em bebês.
No encontro foram abordados pontos sobre a proteção contra o Aedes aegypti, os diferentes sintomas entre dengue, zika e chikungunya, realizar o pré-natal em todos os meses pedidos pelo médico, uso de repelentes e cortinados, entre outros.
Ainda não há vacina contra o zika vírus. Todas as mulheres, sendo gestantes ou não, podem se proteger do mosquito da mesma maneira: eliminando os criadouros; usando roupas que cubram o corpo, como calça e camisa de manga comprida; e aplicando repelente nas áreas que ficam expostas.
Evite a proliferação do mosquito em casa
Retire a água dos vasos com plantas e evite acumular garrafas de boca para cima, copos e pneus no quintal. Esses objetos acumulam facilmente água da chuva e se tornam um criadouro natural. Limpe periodicamente o reservatório de água da geladeira (na parte de trás), que também acumula água; e verifique os ralos que não correm água diariamente.
Aposte em roupas leves de manga longa e calças
Use roupas que cubram o máximo possível do corpo como calça e camisas de manga longa. Elas evitam o contato do mosquito com a pele. No verão aposte em tecidos leves e frescos.
Use repelente
Passe repelente pelo menos três vezes ao dia em todo corpo exposto. Reponha sempre que molhar a pele ou suar muito. Dê atenção especial às pernas e braços, se ficarem descobertos.
Use telas em janelas
Use telas nas janelas e evite deixar portas abertas de manhã e a tarde para evitar que os mosquitos entrem em casa.
Mobilize os vizinhos
Não adianta acabar com todos os possíveis criadouros de casa se o vizinho não faz o mesmo. Converse com eles sobre o perigo de deixar água parada para proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário