terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Balanço 2015 - Arquivo Público do Estado do Espírito Santo


05/01/2016
No decorrer do ano de 2015 o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), instituição responsável pela gestão, guarda e preservação documental do executivo estadual, prestou atendimento a 2,3 mil pessoas em sua sede para pesquisas sobre diferentes temas. Recebeu também 29 visitas escolares abrangendo 577 alunos.
Coordenação de Documentos Escritos, Audiovisuais e Cartográficos – ações de destaque.
A Coordenação de Documentos Escritos, Audiovisuais e Cartográficos tem por objetivo planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas com o arranjo e a descrição dos documentos de valor permanente; subsidiar a Coordenação de Gestão de Documentos com informações quanto ao desmembramento de fundos arquivísticos e promover o acesso à informação.
As principais atividades de 2015 foram:
  • Disponibilização dos instrumentos de pesquisa online dos seguintes acervos: correspondências do Gabinete dos Governadores (1815-1993); Foto Clube do Espírito Santo; Terceira Ponte; Secretaria de Segurança Pública; Eurico Rezende.
  • Digitalização dos seguintes acervos: Foto Clube do Espírito Santo; Albuíno Azeredo; Eurico Rezende (em andamento); Delegacia de Ordem Política e Social (em andamento).
  • Microfilmagem: acervo dos jornais “O Diário”.
  • Descrição de Acervo: Paulo Bonino (em andamento); Programa de Planejamento de Ações de Segurança Pública (em andamento) e Processo de Terras (em andamento).

Coordenação de Gestão Documental – ações de destaque
Em 2015 o APEES realizou um diagnóstico da situação arquivística dos demais órgãos estaduais. Foram feitas 54 visitas técnicas. As informações coletadas resultaram em uma base de dados sobre a situação de cada entidade, permitindo o desenvolvimento de ações pontuais e coletivas para a implantação de políticas voltadas para a gestão de documentos.
Com o acompanhamento e orientação do APEES foram publicadas as tabelas de temporalidade - instrumento de destinação, que determina os prazos e as condições de guarda dos documentos – dos órgãos: Ipem, Procon, Sesa, Suppin, Secont, Idaf, PGE, Arsi, Iopes e Prodest. Em outubro ocorreu o Seminário “Gestão documental" com o envolvimento de servidores de todos os órgãos estaduais no qual foram debatidos os benefícios da classificação de documentos como um elemento fundamental para a eficiência do Programa de Gestão Documental (Proged).
Coordenação de Preservação do acervo – ações de destaque
A Coordenação de Preservação do Acervo é responsável pelas atividades relativas ao procedimento de guarda e de preservação do acervo; identificação do estado de conservação; promoção da higienização dos depósitos; desenvolvimento de ações de restauração e encadernação; acompanhamento do manuseio e reprodução dos documentos.
Em 2015 foram feitos reparos e restaurações nos seguintes materiais:
  • Livros Fundo Governadoria – Série 383: Desmembramento e Restauração (Em andamento).
  • Livro n° 78 (895 páginas)
  • Livro n° 63 (730 páginas)
  • Livro Fundo Governadoria – Série Accioly: Desmembramento e Restauração (Em andamento)
  • Livro n° 200
Eventos Culturais realizados em 2015
  • Lançamento do filme “Febre Brasileira: imigração holandesa”
  • Mostra “Movimento em Aquarela” com pinturas de Josi Jubini
  • Exposição “30 anos – Revista ímã”
  • Exposição “Rádio Espírito Santo – 75 anos no ar”
  • Exibição do Documentário “Brasil Talian”
  • Exposição “Vitória Antiga: uma viagem no tempo”
  • Lançamento do livro “Pomeranos no Brasil”
Informações à imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito SantoInstagram:ArquivoPublicoES

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