domingo, 24 de janeiro de 2016

Prefeito de ALFREDO CHAVES e Idaf definem ações para evitar doenças em bananais


Na manhã de ontem (21) o prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin, recebeu a visita de técnicos e gestores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Na ocasião estiveram presentes o diretor-presidente do órgão, Abreu Júnior; o secretário municipal de Agricultura, Antônio Carlos Petri e o coordenador do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Alciro Lamão Nazarino; além de técnicos do Idaf.

Júnior abordou a preocupação do órgão sobre a possível chegada da Sigatoka-negra aos bananais do Estado. A Sigatoka-negra é uma doença causada por fungo e foi constatada no Brasil em fevereiro de 1998 no estado do Amazonas, estando presente no Acre, Rondônia, Pará, Roraima, Amapá e Mato Grosso. É uma das principais doenças que já dizimou plantações.

“Nesse primeiro encontro viemos trazer nossa preocupação e tentar definir ações imediatas. Se a doença atingir nossos bananais teremos um grande prejuízo na economia capixaba”, alerta Júnior.
De acordo com ele, já foi definido um encontro com a promotora de justiça da cidade e mais ações para intensificar a fiscalização por parte do Idaf local.

Conforme o diretor-técnico do Idaf, Ezron Leite Thompson, outra preocupação é com o uso de caixa de madeiras reaproveitadas para o transporte da fruta. Segundo ele, há uma legislação que proíbe a reutilização de caixas de madeira e orienta ao uso de caixas plásticas para o transporte da banana. “Ainda há gente burlando essas regras. Se as caixas de madeiras vierem de algum estado contaminado, não estaremos imunes à essa praga e nossa produção vai sofrer”, disse.

Para o prefeito, as ações devem ser imediatamente realizadas para barrar a entrada da doença aos bananais capixabas. “Estamos também preocupados e iremos ajudar no que for possível para evitar que esse mal chegue às nossas lavouras”, disse.

De acordo com o Petri, após reunião com a promotoria de justiça será agendada uma reunião com todos os produtores de banana do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário