segunda-feira, 29 de abril de 2013

Incaper orienta agricultores sobre a importância da adequação ambiental



29/04/2013 - 17h50min

Arquivo / DCM
A vegetação no entorno de cursos d'água deve ser preservada.
O Código Florestal estabelece que o entorno dos cursos d'água deve ser área de preservação permanente (APP). Mas em muitas propriedades rurais do Espírito Santo, estes espaços são ocupados por pastagens, lavouras e outras atividades produtivas. Para esclarecer dúvidas como essa e ajudar o produtor rural no que se refere à adequação ambiental, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu palestras em vários municípios capixabas.

Em Barra de São Francisco, a palestra com o tema “Educação e Adequação Ambiental” tratou sobre a importância da educação ambiental, com enfoque na sustentabilidade. O objetivo é contribuir para a formação tanto dos técnicos como de outros agentes envolvidos no meio rural. “Nosso intuito é conscientizar sobre as consequências das ações praticadas no momento e o valor de decidir pela opção mais responsável”, disse Raoni Ludovino de Sá, engenheiro agrônomo do Incaper. A criação de APPS e de Reservas Legais foram os assuntos mais discutidos, bem como a participação em programas estaduais que incentivam a adequação das propriedades.

O tema também foi discutido em Atílio Vivacqua, durante o Encontro de Produtores Rurais do município. Além de atualizar os participantes no que se refere à legislação em vigor, o encontro teve o objetivo de incentivar a emissão de notas fiscais. O engenheiro agrônomo do Incaper, Miguel Ângelo Aguiar, falou sobre a adequação ambiental e propriedades rurais. O licenciamento ambiental das atividades rurais foi tratado pelo Instituto de defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). E a importância da nota fiscal de produtor rural foi abordada pela Receita Estadual.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário