quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Unidades de Saúde da SERRA recebem repelentes para gestantes

Unidades de Saúde recebem repelentes para gestantes

Texto: Simone Delevedove
Foto: Divulgação/PMS
Até o final da próxima semana, as 40 unidades de saúde do município estarão recebendo os repelentes repassados pelo Estado para as gestantes que realizam pré-natal na rede municipal.
O objetivo da distribuição dos repelentes é evitar que as grávidas sejam picadas pelo mosquito Aedes aegypti e contraiam a dengue, zika-vírus ou chikungunya, prevenindo assim possíveis casos de microcefalia em bebês ainda em gestação.  
Atualmente, o município acompanha mais de 800 gestantes e todas vão receber os repelentes nas consultas de pré-natal a partir da próxima semana. As pacientes que já realizam o pré-natal devem retornar às unidades de referência e realizar a retirada do produto.
A entrega deverá ser registrada pelo profissional de saúde que acompanha a gestante, no prontuário da paciente e na caderneta, que fica com a mulher.
De acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, “todas as gestantes atendidas na rede municipal de saúde serão contempladas com repelentes. Outras medidas também devem ser tomadas pelas pacientes como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de mangas compridas e, principalmente, eliminar os focos de mosquito das residências”, afirmou.
Um ato importante a ser feito por todos os moradores é a realização do checklist que tem por objetivo fazer com que o morador crie hábitos de olhar e vistoriar sua residência uma vez por semana, sempre no mesmo dia, ajudando no combate ao Aedes aegypti.
Focos de dengue
A Vigilância Ambiental em Saúde vem intensificando as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em todos os bairros do município com ações de educação em saúde no sentido de orientar moradores, carro fumacê e coleta de lixo regular.
A população deve e pode ajudar através de ações simples como, por exemplo: não deixando água parada em plantas, tampando as caixas d’água e não jogando o lixo em local irregular.
Disque-Dengue
A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços do Disque-Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia, sem se identificar, de foco de mosquito da dengue ou pedir alguma ajuda deve ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate a endemias visitam o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário