quinta-feira, 8 de outubro de 2015

São Gabriel da Palha discute ações do Programa Estadual de Educação Ambiental

Incaper
Fórum Municipal para Elaboração do Plano Estadual de Educação Ambiental, em São Gabriel da Palha
08/10/2015 - 17h30min

Para discutir com os representantes do município de São Gabriel da Palha a metodologia do Programa Estadual de Educação Ambiental (ProEEA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realizaram o Fórum Municipal para Elaboração do Plano Estadual de Educação Ambiental, no município. 


Os encontros são fruto da parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e estão acontecendo em todos os 78 municípios capixabas. 



Estiveram presentes representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Palha, professores da rede municipal e estadual de ensino, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e de Agricultura, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e Secretaria Municipal de Saúde.



Objetivos e diálogos do encontro



Dentre os objetivos do Programa Estadual de Educação Ambiental, destaca-se a criação e o fortalecimento dos polos e centros de educação ambiental, o fortalecimento da educação ambiental nas áreas protegidas e em seu entorno e seu fortalecimento nas áreas rurais. 


De acordo com o extensionista do Incaper Carlos Lobo Teixeira, foram abordados os seguintes temas relacionados à educação ambiental: recursos hídricos, pesquisa avançada, educadores ambientais comunitários, redes sociais, recursos naturais, saúde, agricultura e participação popular. 


A pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Palha, Simone Salvador de Nadai, disse que “o plano é um instrumento que visa o desenvolvimento sustentável estabelecendo, priorizando e orientando todos os programas, projetos e ações da gestão ambiental”. Simone ainda destacou que o encontro foi muito válido porque muitos estão preocupados com as causas ambientais. 


Carlos Lobo destacou que a metodologia usada proporcionou a interação entre os participantes. “Atualmente, a educação ambiental está muito restrita aos espaços escolares e o objetivo deste trabalho é ampliar a participação popular de todos os seguimentos da sociedade capixaba em um momento importante onde o Estado passa por sua maior crise hídrica”, concluiu. 


Programa Estadual de Educação Ambiental



O Programa Estadual de Educação Ambiental tem o intuito de discutir e encontrar soluções para problemas cada vez mais comuns nos centros urbanos e também no interior do Estado, como as questões ambientais relacionados à escassez de água, contaminação de alimentos, destinação incorreta do lixo, entre outros. O programa pretende promover ações a serem desenvolvidas no âmbito escolar e não escolar de forma contínua e permanente.



Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)
Tatiana Caus e Vanessa Capucho
Texto: Tatiana Caus
Telefones: (27) 3636-3673/59/ 98817-4783

Nenhum comentário:

Postar um comentário