Dia de Campo reuniu técnicos da Prefeitura de Iúna e do Incaper para orientar agricultores sobre plantio e diversificação
Técnicas sobre poda e cultivo de frutas cítricas foram os temas aprendidos por dezenas de produtores que participaram do Dia de Campo promovido pela Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Agricultura e Agronegócio, e pelo Incaper na última segunda-feira (05).
Durante o evento, realizado em uma propriedade da comunidade Vargem Alegre, os participantes puderam conferir de perto as técnicas de poda de pés de laranja em pomar de dois anos.
Além de levar orientação profissional aos agricultores, o projeto teve início em 2013 também com o objetivo de incentivar a diversificação agrícola no município.
“Com esta iniciativa o nosso foco é fortalecer a zona rural e a diversificação. Essa é uma oportunidade deles aprenderem técnicas de cultivo de um novo produto para comercializarem, aumentarem a sua renda e oferecer ao município uma oportunidade de crescer em um novo mercado, além do café”, ressaltou o diretor do Programa Municipal de Agricultura Familiar, Paulo Márcio Reis Fernandes.
Além disso, de acordo com engenheiro agrônomo do Incaper, Matheus Fonseca de Souza, todos os anos o Instituto distribui mudas que recebe do Governo do Estado para encaminhar aos produtores interessados em diversificar culturas.
“Iúna é o segundo maior produtor de café da região, porém muitas vezes o café tem uma oscilação de preço e o produtor fica sem dinheiro. Investir no plantio de frutas é certeza que de ter sempre um dinheiro a mais na complementação da renda”, avaliou Matheus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário