quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Fotos antigas de Vitória em exposição na Escola da Biologia e História


Publicada em 07/10/2015, às 14h53

Diego Alves
EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS CAPIXABAS
Exposição "Memórias Capixabas: as transformações da cidade presépio" traz fotos originais do período de 1910 a 1970(Ampliar imagem)
EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS CAPIXABAS
Mostra também oferece livro com leis centenárias do município de Vitória(Ampliar imagem)
Uma maria-fumaça passando pela ponte Florentino Avidos e um bonde dividindo espaço com ônibus na avenida Jerônimo Monteiro. Belíssimas fotos antigas de Vitória e que contam a história da capital podem ser conferidas na exposição "Memórias Capixabas: as transformações da cidade presépio", que começa nesta quarta-feira (8) e vai até o dia 31 de janeiro na Escola da Ciência – Biologia e História(ECBH).
Como era Vitória no início do século passado? Que transformações viveu a cidade ao longo desse tempo? Para entender melhor a nossa história, o Arquivo Público Municipal criou essa mostra, que apresenta fotos originais do período de 1910 a 1970 e um livro com leis do município com mais de 100 anos. A exposição foi criada como parte das comemorações do aniversário de 464 anos de Vitória. 
Além da maria-fumaça e do bondinho, o visitante verá, por exemplo, a cidade de Vitória antes dos aterros que mudaram totalmente a vida de seus moradores. São 45 fotos expostas em mesas com tampo de vidro para a devida preservação do material histórico, e um monitor exibindo 50 imagens antigas da capital.
A exposição foi montada no setor permanente de História da ECBH, onde também estão localizadas as maquetes do patrimônio histórico regional. Os primeiros visitantes serão os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Amilton Monteiro da Silva e José Lemos de Miranda, nesta quinta (8), a partir das 8h30.

Memória

A exposição é uma parceria entre o Arquivo Público Municipal e a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Escola da Ciência – Biologia e História.
O Arquivo Público Municipal, localizado em Bento Ferreira, reúne vasta quantidade de documentos do município a partir de 1789, tais como jornais dos séculos 19 e 20, ofícios, petições, requerimentos, documentos contábeis, além de fotografias, filmes e negativos de vídeo, dentre outros que foram acumulados durante a vida administrativa de Vitória.
No local, também podem ser encontrados processos administrativos, documentos de pessoal como folha de ponto e frequência, informações de imóveis, mapas, plantas, projetos, leis, decretos, resoluções e autógrafos de lei.
Serviço
Exposição Memórias Capixabas: as transformações da cidade presépio
Visitação: até 31 de janeiro
Local: Escola da Ciência – Biologia e História - avenida Dário Lourenço de Souza, 790, Mário Cypreste (Sambão do Povo).
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.


Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário