Produtores do agronegócio capixaba comemoram o sucesso da nona edição do evento na Praça do Papa
Durante três dias na Praça do Papa, em Vitória, a Feira Sabores da Terra apresentou as potencialidades do agronegócio capixaba. Cerca de 485 expositores representaram as 10 regiões turísticas do Estado em 7000m² de exposição. Artesanatos, comidas típicas e apresentações culturais movimentaram o evento, que atraiu mais de 48.500 visitantes e cerca de R$2,155 milhões em vendas de produtos, de acordo com a organização.
Nesta edição, a Feira Sabores da Terra foi realizada junto com a 11ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Feafes), organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes). Para o diretor da Fetaes José Izidóro Rodrigues essa aglutinação foi um sucesso. "A Feira Sabores mostrou aos agricultores onde eles têm potencial para chegar. Além da comercialização dos produtos, o espaço propôs um intercâmbio entre os produtores fundamental para o crescimento de cada um deles".
Carlos Robson Toniato, expositor de Vila Valério, participou pela primeira da Feira, comercializado produtos caseiros como biscoito de polvilho, banana chips, pães e bolos. Surpreso com o sucesso de vendas, ele comemora o resultado. "Chegarei em casa com as minhas caixas vazias. O evento superou as minhas expectativas e já me preparo para os próximos anos. Esse apoio e espaço da Feira é muito importante nós".
Já o expositor Gelson Fiorio Zuin, de Afonso Cláudio, participa desde a primeira edição da Feira, e destaca que a estrutura montada este ano auxiliou no resultado positivo de suas vendas. "No nosso estande comercializamos hortifruti e cachaça. A nossa venda foi muito superior do que as edições passadas. O espaço contribuiu bastante para este sucesso", salienta Gelson.
Cafeteria modelo faz sucesso
A Cafeteria modelo montada pelo Sebrae foi sucesso na Feira Sabores da Terra. Quem entrava no local, encontrava baristas, profissionais especializados em café, servindo cappuccinos. Além da degustação, o piso do espaço chamava a atenção por ser feito de vidros serigrafados com grãos de café.
A expositora da Cooperativa Central Agroindustrial do Espírito Santo (Agrocoop) Thayane Abreu destaca o sucesso do pavilhão. "As pessoas chegavam curiosas, perguntavam sobre valores e saiam muito satisfeitas com a degustação do cappuccino e o aprendizado este produto tão importante para o nosso Estado".
Movimento “Compre do Pequeno Produtor”
O movimento do Sebrae “Compre do Pequeno Negócio” esteve presente na Feira. Projetos de Aquicultura e pesca, cafés de qualidade, apicultura, fortalecimento da floricultura, horticultura orgânica e artesanato capixaba foram representados por pequenos produtores rurais, que comercializaram os seus produtos e contribuíram para o sucesso da Sabores da Terra.
Cacau e suas delícias
O cacau foi novidade na Feira Sabores da Terra. Com produtores vindos de Linhares, Ibiraçu, Santa Maria de Jetibá e Iconha, a fruta in natura e delícias de chocolates foram comercializadas a partir de R$ 1, fazendo com que expositores como a Rachel Poubel de Souza, vendessem todos os seus produtos. "Esta Feira é aguardada durante todo o ano. Esta edição, em especial, foi a mais bonita e organizada. Vendemos tudo", comemora.
Serviço
Com entrada franca, a Sabores 2015 da Terra foi realizada junto com a 11ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (FEAFES), de 02 a 05 de outubro. Como parceiros estão o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), o Sebrae-ES, o Ministério da Agricultura, o Incra Cidadania e Reforma Agrária e o Ministério da Reforma Agrária.
|
Viviann BarcelosConteúdo
(27) 3029 9900(11) 3360 9900
www.resultate.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário