A Distribuidora atua rigorosamente, nos 70 municípios da sua área de concessão, e vem intensificando as suas ações para combater o furto de energia
Vitória, 07 de outubro de 2015 – Em operação realizada para o combate ao furto de energia no comércio do Centro de Nova Venécia, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, encontrou 16 medidores adulterados, caracterizando furto de energia. Ao todo, foram realizadas 190 inspeções. A Distribuidora ressalta que novas operações serão deflagradas nos municípios da região Norte do Estado.
A ação aconteceu nesta segunda e terça-feira, dias 05 e 06, e contou com a presença de diversas equipes de técnicos da Distribuidora que percorreram todos os pontos comerciais da região central de Nova Venécia e realizaram inspeções nos medidores de energia. Quando detectada qualquer irregularidade, foi lavrado, imediatamente, um termo de ocorrência e realizada a devida regularização da unidade consumidora.
A EDP informa ainda que, conforme a regra da resolução Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, é realizada a cobrança de toda energia consumida que não foi devidamente paga durante o período da irregularidade e custo administrativo.
É importante ressaltar que o furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, podendo chegar a 08 anos de reclusão e multa, em caso de furto qualificado.
A ação fraudulenta pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção do fornecimento do sistema para suas residências e vias públicas e, também, elevado risco de acidentes.
E, ao contrário do que muitos imaginam, o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária. Os maiores lesados são os próprios clientes. Como a tarifa abrange também as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.
A EDP ressalta ainda que todos os equipamentos como transformadores, estruturas e meios de transmissão de energia, como cabos e demais componentes da rede, energizados ou não, constituem patrimônio da Distribuidora. Somente profissionais autorizados pela Concessionária podem intervir na rede elétrica.
A Distribuidora pede que a população denuncie fraudes e furtos de energia por meio do site www.edp.com.br ou da Central de Atendimento, 0800 721 0707, com ligação gratuita e atendimento 24 horas. A EDP garante sigilo total e absoluto das informações.
A Distribuidora atua rigorosamente, nos 70 municípios da sua área de concessão, em duas frentes de ações no combate às ligações clandestinas: inspeções direcionadas por sistemas computacionais que tem como foco os medidores de energia, e retiradas de ligações clandestinas, feitas diretamente a partir da rede de distribuição que ficam visíveis às equipes da Distribuidora nas vistorias.
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