No final de setembro foram atendidos mais de 25 chamados de incêndios florestais na região do Caparaó e Montanhas Capixabas
O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo alerta para o risco de queimadas sem controle. Esta atitude destrói plantações e áreas de preservação, mata os animais, polui os cursos d’água, enfraquece o solo e causa erosões. Somente nos últimos cinco dias do mês de setembro foram atendidos mais de 25 chamados de incêndios florestais na região do Caparaó e Montanhas Capixabas, totalizando mais de 125 mil metros quadrados de florestas nativas destruídas.
O Corpo de Bombeiros recomenda que todos tenham atenção nesse período de estiagem, não queimando, inclusive, resíduos em terrenos baldios, uma vez que eles podem propagar as chamas para outros locais.
A realização de queimadas em vegetação para limpeza de terrenos está proibida pelo Governo do Estado por tempo indeterminado.
Em caso de emergência ligue para o disque denúncia no 181.
Fique atento a algumas dicas:
- Não faça queimada para limpeza de propriedade rural. Devido à baixa umidade e o longo período de estiagem, o fogo se propaga com muita facilidade.
- Evite acender fogueiras próximas à vegetação. Caso tenha que acendê-las, prepare um local, capinando a vegetação até chegar ao solo. Não deixe o local sem certifica-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o material combustível que sobrou.
- Se sua propriedade faz limite com a estrada, contorne toda a extensão do terreno com um aceiro preventivo, se possível, mantenha sua área reflorestada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário