O grande período de estiagem que afeta diretamente a região atendida pela Veneza tem gerado impactos e perdas na produção leiteira e consequentemente um grande prejuízo para a região. De janeiro a setembro deste ano, a indústria deixou de receber 6.079.433 litros de leite, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O levantamento, feito pela própria Cooperativa, mostra que nesses nove meses a Veneza deixou de receber em média 22.269 litros de leite por dia, totalizando 6.079,433 litros no período. Com a perda, a indústria deixou de produzir 639.940 peças de queijos, seu principal produto.
Esse valor financeiro não gerado, que foi de R$9.599.104,74, deixou de ser repassado aos cooperados, transportadores e prestadores de serviços com reflexo no comércio em geral e na arrecadação de impostos.
De acordo com o presidente da Veneza, José Carnieli, em 2015 foram registrados dois períodos de estiagem prolongada, o que pode ter agravado a situação. “Diferente do que sempre aconteceu, neste ano atravessamos o mês de janeiro sem chuva, o que complicou a vida do produtor rural que é acostumado com bastante água naquele período. A seca que estamos atravessando neste momento veio pior do que em anos anteriores. O prejuízo também é muito impactante para os nossos produtores que torcem pela chegada da chuva e quando isso acontecer, ainda vão precisar de um período para recuperar os danos causados na propriedade até se estabilizarem novamente”, disse Carnieli.
Captação de leite continua caindo
Uma comparação feita com base na captação de leite registrada no primeiro trimestre deste ano com o mês de setembro mostra que a produção de leite continua em queda. No início de 2015 a Veneza captou em média 5.068.470 de litros de leite em um mês. Já em setembro, a captação registrada foi de 3.661.185 litros de leite, o que representa queda de 28%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário